Pelo sexto ano consecutivo.
Operação da fabricante sul-coreana em Piracicaba (SP) foi novamente reconhecida com o grau máximo de transparência nos volumes de emissões reportados. Certificação refere-se aos inventários de emissões do ano base de 2023. Foram avaliadas 434 empresas, com um total de 876 relatórios registrados e uma participação 42% superior ao reportado pelo programa no ano anterior.
A Hyundai Motor Brasil foi certificada pelo sexto ano consecutivo com o grau máximo do Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e que foi implementada no Brasil a partir de 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
O “Selo Ouro” é concedido após uma empresa demonstrar que atende a todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. A certificação é referente aos inventários de emissões do ano base de 2023. A edição teve a participação de 434 empresas e 876 relatórios inscritos, número 42% superior ao reportado pelo programa no ano anterior.
—A renovação do Selo Ouro GHG comprova o trabalho contínuo da Hyundai para otimizar as emissões provenientes de nossas operações. Nosso objetivo é inspirar o setor através do exemplo, promovendo uma relação cada vez mais harmoniosa entre a indústria e o meio ambiente, e caminhando em direção a um futuro melhor para as próximas gerações. A certificação de grau máximo é nossa meta anual e continuará a servir como guia para nossas futuras iniciativas de sustentabilidade— afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
Desde 2021, a Hyundai Motor Brasil adotou o indicador de tCO2e (toneladas de CO2 equivalentes) por veículo produzido. Nesse método, é possível avaliar se as estratégias e projetos desenvolvidos pela empresa estão de fato resultando na redução das emissões de gases de efeito estufa. Enquanto em 2019 esse volume foi de 0,100 tCO2e/veículo produzido, em 2021 a montadora registrou a marca de 0,089 tCO2e/veículo produzido, e em 2022 conseguiu uma redução ainda maior, de 0,064 tCO2e/veículo produzido, uma queda total de 36% em três anos.
Em 2023 a meta foi revisada separando os resultados de Escopo 1 (emissões diretas que resultam de atividades sob o controle da sua organização) e Escopo 2 (emissões indiretas de gases de efeito estufa associadas ao consumo de eletricidade e energia por uma organização) com redução na meta do Programa para 0,047tCO2e/veículo produzido para Escopo 1 e 0,017tCO2e/veículo produzido para Escopo 2. A Hyundai alcançou resultados ainda melhores que os estipulados pelo regulamento, registrando 0,043tCO2e/veículo produzido no Escopo 1 e 0,016 tCO2e/veículo produzido no Escopo 2.
A Hyundai também foi avaliada e aprovada em categorias de Escopo 3, que representam as emissões originadas de operações comerciais por fontes que não são de propriedade ou controladas diretamente por uma organização, como transporte e distribuição upstrem, resíduos sólidos da operação, viagens à negócio e transporte casa-trabalho.