Sabendo usar, o cartão de crédito é um recurso poderoso para a rotação de dinheiro dentro do mês, confira as vantagens.
Nos últimos anos, passamos por muitas mudanças no cenário econômico no Brasil e, por isso, muitas pessoas deixaram de usar talões de cheque e dinheiro vivo e passaram a usar PIX e cartão de débito e crédito.
Durante muito tempo, muitas pessoas hesitaram em utilizar cartões de crédito devido à taxa de anuidade, uma tarifa cobrada pelos bancos para a manutenção desses serviços. No entanto, com as mudanças no mercado, tornou-se muito mais acessível obter um cartão de crédito sem anuidade, eliminando essa preocupação.
O cartão de crédito continua sendo um dos principais métodos de pagamento no Brasil, de acordo com o Banco Central (Bacen). E, por isso, hoje, vamos detalhar algumas vantagens do uso dessa forma de pagamento. Acompanhe conosco!
Conveniência e praticidade.
A primeira vantagem com certeza é em relação à funcionalidade que esse método oferece. Com ele, as pessoas não precisam mais andar com dinheiro em mãos ou, até mesmo, preocuparem-se em abrir o aplicativo do banco para fazer uma transferência, caso estejam com pressa ou o ambiente não esteja favorável.
Além disso, pagar as contas se torna muito mais prático e rápido, já que é apenas necessário cadastrá-lo nos sites e/ou aplicativos e efetuar o pagamento, sem precisar frequentar lotéricas ou filas de banco que consomem muitas horas do dia.
Outra maneira de utilizar o cartão é pela carteira digital, que pode ser encontrada em dispositivos IOS, e em Android, pelo Google Pay. Assim, caso esqueça o cartão em casa, ainda tem a opção de usá-lo pelo celular, com a tecnologia da aproximação.
Parcelamento de compras — Além de poder efetuar compras de alto valor sem afetar sua conta-corrente, cartões de crédito também ajudam as pessoas a realizar sonhos e conquistar objetivos pessoais, como mobiliar a casa, comprar um carro ou pagar uma viagem, por oferecerem condições facilitadas de pagamento.
Essa condição é o parcelamento, que torna as compras mais acessíveis, ao distribuir seu gasto em frações mensais. Isso permite que não haja grande impacto no orçamento e contribui para o controle financeiro, mesmo que seja necessário estar sempre atento aos gastos.
Se você gosta de se organizar ou se precisa se organizar para não se esquecer dos prazos, recomendamos fazer a gestão financeira, que pode ser efetuada por meio de planilhas, pelas notas do celular ou até mesmo em um caderno específico para isso.
Acumulação de pontos — Alguns bancos e instituições oferecem benefícios aos seus clientes que usam determinados tipos de cartões, dependendo da política e do funcionamento deles.
Dessa forma, utiliza-se um sistema de acumulação de pontos que podem ser convertidos em vantagens, como descontos, serviços exclusivos, cashback e milhas.
Histórico de crédito — Se você deseja ter uma boa reputação financeira, o uso regular e responsável desse método pode colaborar para que isso aconteça.
Ao efetuar as compras e pagar as faturas pontualmente, desenvolve-se um histórico de crédito positivo, que pode facilitar a aprovação em novas linhas de crédito, bem como fazer empréstimos e financiamentos, além receber um desconto nas taxas de juros em alguns casos.
Flexibilidade financeira — Essas condições mais flexíveis que apresentamos acima permitem a adaptação a eventuais oscilações de orçamento e possíveis imprevistos, o que auxilia milhares de pessoas diariamente no Brasil.
Facilidade em obter informações — Por fim, acompanhar o saldo dos cartões é uma tarefa simples. Isso pode ser feito por meio do aplicativo ou site do banco escolhido, permitindo que você verifique não apenas o saldo, mas também o limite disponível e as datas de vencimento das faturas.
Então, pronto para começar a pesquisar sobre bancos e serviços que oferecem a solicitação de um cartão de crédito? Lembre-se de que é fundamental realizar uma pesquisa cuidadosa antes de começar a utilizar o cartão. Além disso, fique atento aos cuidados necessários, como não esquecer de pagar a fatura em dia e registrar todos os gastos futuros para manter o controle financeiro.