Novas tecnologias facilitam a jornada dos candidatos e capacitam as empresas a encontrar talentos com perfis adequados para cada vaga.
As ferramentas online têm desempenhado um papel fundamental ao conectar profissionais com as oportunidades de emprego ideais. Segundo a pesquisa do site The Best Free Online Resume Builder – ResumeBuilder.com (site que auxilia pessoas no processo de criação de currículo), três em cada quatro procuradores de emprego que usaram o ChatGPT para escrever seus currículos conseguem uma entrevista. Além disso, a IA auxilia no processo de busca por vagas de emprego que se alinham ao perfil do candidato, oferecendo sugestões e perspectivas diferentes, seja por meio do Linkedin ou de outras plataformas.
Tecnologias desenvolvidas por empresas como LinkedIn, Adzuna, Rezi e Gupy utilizam algoritmos avançados e recursos de inteligência artificial que são capazes de realizar o match entre os candidatos e as vagas disponíveis, levando em consideração habilidades, experiências e preferências individuais dos usuários. As ferramentas de inteligência artificial tornam o processo de busca e aplicação de emprego mais fácil e mais personalizado para cada candidato. —A inteligência Artificial, com suas ferramentas não apenas tornam o processo de busca mais fácil, processos lacônicos em pesquisas se destacam e ajudam a tomar decisões mais assertivas em seu direcionamento para tomada de decisões—comenta Jander Pereira, especialista em IA e professor dos cursos de tecnologia da informação da Estácio (foto).
Essa tendência aplicada por empresas de recrutamento e seleção já está presente no ambiente acadêmico. Instituições de ensino têm investido cada vez mais em tecnologia para gerar o match perfeito entre empresa e candidato. Com a ajuda de um bot, a Estácio lançou recentemente uma nova plataforma destinada a disponibilizar vagas de estágio e emprego aos seus universitários. Utilizando a Inteligência Artificial, os graduandos têm a oportunidade de personalizar a busca pela vaga perfeita, enquanto as empresas podem encontrar o candidato ideal com as habilidades que procuram.
—O novo portal oferece recursos avançados, incluindo a busca de candidatos por meio da IA, responsável por visualizar a jornada acadêmica e as características do perfil socioemocional de cada estudante para o direcionamento de vagas (Match Making). A tecnologia aplicada combina as competências de hard skills com os dados obtidos por nosso scan que avalia as soft skills, possibilitando uma avaliação 360º dos alunos, capaz de identificar quais candidatos possuem o perfil ideal para cada uma milhares de vagas disponíveis em nosso portal —destaca Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs
e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.
Segundo a área de carreiras da Estácio, no novo portal não apenas colabora com o que o candidato apresenta ao participar de um processo seletivo, mas também o ajuda a tomar decisões de carreira ou até escolher outras áreas de atuação. Além disso, a plataforma destaca as oportunidades mais aderentes e processos seletivos exclusivos para alunos Estácio, proporcionando acesso a um vasto campo de oportunidades, que inclui vivências profissionais com grandes parceiros como Rock in Rio, The Town, Lollapallooza, Rio Open e Knoplex, um diferencial que enriquece a experiência dos usuários.
O nigeriano Abayomi Olorunfemi, de 43 anos, estudante do terceiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Estácio, no campus Liberdade, em São Paulo, foi um dos universitários que conquistou uma oportunidade de estágio, através do portal. —Sou professor de inglês e estou fazendo a transição para o mundo de TI. Quando eu comecei este semestre, procurei muitas empresas para fazer estágio, mas não consegui. Graças à Liga de Talentos e à minha coordenadora, consegui me cadastrar na plataforma para o estágio da Compass Uol. As entrevistas e provas foram bem tranquilas. Estou ansioso para contribuir com o meu conhecimento e experiência. Aprendi muito nessa jornada. Agradeço a todos que me ajudaram— agradece.