Petrobras patrocina maior corrida off road do Brasil levando mais tecnologia para a pista e ações sociais para a população.
A Petrobras irá patrocinar o Sertões 2024, rally que há mais de 30 anos atravessa cidades do interior do país percorrendo belas paisagens e movimentando as economias locais. O patrocínio traz a Gasolina Podium Carbono Neutro como combustível oficial da competição. Mais que o ronco dos motores, a Petrobras e os organizadores do rally têm ouvido as demandas das comunidades e o debate mundial sobre emissões de carbono. Esse movimento convergiu com a estratégia de descarbonização de combustíveis da Petrobras e a transição energética justa. A Gasolina Podium é a primeira do mercado brasileiro a ter suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs) totalmente compensadas desde a produção até o consumo.
—Vamos assistir a uma manifestação automobilística que já faz parte da cultura brasileira e os pilotos vão contar com um combustível desenvolvido para aproveitar o máximo do potencial dos motores de alto desempenho, calibrados para aproveitamento máximo da octanagem”, explica Vinícius Bastiani, gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras. Bastiani destaca ainda que, além do desempenho e o menor teor de enxofre do mercado brasileiro, a gasolina Podium Carbono Neutro é a pioneira no Brasil na compensação completa das emissões, o que é feito com a compra e aposentadoria de créditos de carbono. “A Podium e, também, o Diesel R são dois exemplos da estratégia de descarbonização da Petrobras, são produtos sustentáveis que já estão disponíveis aos consumidores —completa.
O Sertões 2024 desafiará 308 pilotos e navegadores do Brasil e outros cinco países ao longo de nove dias de prova. Quando o primeiro veículo largar da Vila Sertões, em Brasília, no dia 23, começa um desafio de mais de 3.700 quilômetros atravessando os estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia em motos, carros, quadriciclos e utilitários off road (UTVs). A capital Federal será também o ponto final do maior rally das Américas, consagrando os campeões desta edição, a 32ª do rally.
Para Leonora Guedes, CEO dos Sertões, “o palco do Sertões é o Brasil, a nossa casa”. E com o compromisso de quem cuida da própria casa, a equipe do Sertões tem muito zelo pelos caminhos por onde passa, faz tratamento de resíduos, protege a biodiversidade e leva informações para jovens e adultos por meio de ações educativas, num mix de cuidado e consciência. —Pelo quarto ano teremos todas as nossas emissões de carbono neutralizadas. E ainda contamos com a ajuda de nossos parceiros para inovar na busca de soluções que nos ajudem a melhorar sempre na busca da proteção do meio ambiente. É exatamente o caso da Petrobras e sua Gasolina Podium. Os competidores contarão com um combustível de alta qualidade que, ao mesmo tempo, traz consigo essa preocupação sustentável—destaca a CEO do Sertões, Leonora Guedes.
Desenvolvida no Centro de Pesquisas da Petrobras e lançada há mais de 20 anos, a Gasolina Podium tem um teor de enxofre inferior a 20 mg/kg, nível 60% menor que o limite permitido no mercado, o que contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera. Além disso a maior octanagem de fábrica (RON 102, no mínimo) proporciona maior aproveitamento da potência de motos ou automóveis que tenham motores modernos com alta taxa de compressão e/ou turboalimentados. Mantendo-se na trilha da inovação, a gasolina Podium Carbono Neutro passou a ter, desde 2023, suas emissões de GEE compensadas em todo o ciclo de vida do produto (da extração das matérias-primas e produção ao consumo); por meio ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais que geram créditos de carbono.
O Sertões chega a seu quarto ano como um evento Carbono Neutro. Os créditos adquiridos são repassados a projetos de proteção a florestas, ações de preservação e reflorestamento que geram energia sustentável. A neutralização será certificada este ano pela Prospera.
Motores ligados para ações sociais e ambientais — Mais do que uma competição, Sertões é também palco para uma série de ações sociais e ambientais. Por meio do Instituto Sertões, o rally vai deixar um legado transformador nas comunidades por onde passa.
Iniciativas como as da SAS Brasil, organização social que, pelo 12º ano consecutivo, oferece atendimento gratuito em saúde para a população. Neste ano, cerca de 100 voluntários atuarão em especialidades como psicologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, dermatologia, alergologia e neurologia. Duas unidades móveis de saúde com consultórios e equipamentos especializados permitirão fazer cerca de 33 mil atendimentos ao longo do rally.
Além disso, 12 mil estudantes do ensino fundamental participam do Concurso de Artes Sertões, que este ano traz o tema “Cerrado que inspira”. Por meio de desenhos e redações, os alunos são convidados a refletir sobre a importância da conservação do Cerrado, o bioma brasileiro que mais sofre com o desmatamento e as mudanças climáticas. E a educação ambiental é tema de palestras e ações como a criação de hortas pedagógicas.
Ainda no aspecto ambiental, a coleta seletiva do lixo é feita nas Vilas Sertões (que recebem pilotos, equipes e o público nas cidades anfitriãs), envolvendo cooperativas locais. O óleo lubrificante usado nos veículos também é reciclado: recolhido em bombonas distribuídas às equipes, passa posteriormente pelo processo de rerrefino e volta a ter destinação comercial. A equipe Limpa Trilha se encarrega de recolher componentes dos veículos e resíduos sólidos deixados pelo caminho.