luiz-cesio-caetano

20/08/2024

Firjan elege Luiz Césio Caetano novo presidente para 2024-2028

Diretor Corporativo e acionista da Sal Cisne, empresário foi eleito para comandar a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro até 2028.

O empresário Luiz Césio Caetano foi eleito no dia 19 de agosto (segunda-feira) presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) por quatro anos, até 2028. A posse da nova diretoria será em 14 de outubro. Luiz Caetano, 74 anos, é o atual 1º vice-presidente da Firjan, e atua na indústria fluminense há 50 anos. Desde 2023, é diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

—São 29 anos atuando aqui na Firjan. E o que observo ao longo desses anos é que a instituição se tornou muito mais relevante e os desafios cresceram muito. A Federação há muito extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro e é conhecida no país todo. É uma instituição com renome e que é demandada pela credibilidade dos temas que trata e estuda. É uma honra e uma grande responsabilidade manter a federação nesse lugar de relevância para a sociedade e de indutora de inovação para a nossa base industrial— disse.

Caetano também agradeceu a confiança dos empresários: —Isso é um sinal de que estamos no caminho certo para a construção de um ambiente de negócios mais favorável à indústria fluminense—.

Engenheiro mecânico formado pela UFRJ, Luiz Césio Caetano é Diretor Corporativo e acionista da Sal Cisne, empresa a qual se dedica há mais de 40 anos. Desde 1997 preside o Sindicato de Refino e Moagem de Sal (Sindisal). Até 2021, ocupou o cargo de presidente do Conselho Regional da Firjan Leste Fluminense.

Na Federação, presidiu, entre outros, o Grupo de Trabalho de Política Industrial que construiu o documento Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0, com propostas de políticas públicas e que foi entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a diversos ministros de estado.

Participou de discussões com o governador Claudio Castro sobre a Reforma Tributária e seus impactos no estado do Rio de Janeiro. Liderou o grupo que desenvolveu o projeto Firjan_PEQ – Firjan da Pequena Empresa. Na CNI, é também vice-presidente do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Empresa e participa do Grupo de Trabalho de Combate ao Brasil Ilegal, que busca propor soluções para conter crimes que prejudicam a economia.

Para Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, —Caetano é uma liderança empresarial das mais competentes que temos. É incansável na atuação em prol da defesa da indústria e tem enorme conhecimento sobre o cenário do setor no estado do Rio de Janeiro, o que, certamente, vai contribuir para o fortalecimento ainda maior da atuação da federação na representação empresarial—.

Perfil Luiz Césio Caetano — O empresário Luiz Césio Caetano assumirá a presidência da Firjan e do Centro Industrial do Rio de Janeiro(CIRJ) em 14 de outubro(segunda-feira), dia da posse das novas diretorias, eleitas para o quadriênio 2024-2028.

Sua atuação na Federação iniciou em 1995, quando passa a integrar Conselho da Regional Leste Fluminense a partir da associação da Sal Cisne ao CIRJ. Em 1997, como presidente do Sindisal, ingressa no Conselho Superior de Representantes da federação.

—Logo no início dos anos 2000, o Eduardo Eugenio (presidente da Firjan) me convidou para compor a diretoria e comecei como diretor suplente. Ao longo dos anos, fui passando a diretor, diretor secretário, diretor tesoureiro, e cheguei a vice-presidente. Passei por todas as instâncias que um dirigente industrial pode passar. E fui cada dia me engajando mais na defesa de ações em prol do desenvolvimento da indústria da Região dos Lagos, da salineira e das empresas de todo o estado do Rio de Janeiro— contou Caetano em entrevista ao Projeto Memória da Indústria, da Firjan.

Condecorado com a Medalha do Mérito Industrial em 2007, Caetano exerceu a presidência do Conselho Regional no Leste Fluminense, em Niterói, de 2005 até 2021. De 2016 a 2020, presidiu o Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da Firjan.

Origens —Nascido em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, em novembro de 1949, é o terceiro filho de uma família de duas irmãs e um irmão caçula. Morou também no interior de São Paulo, nos Estados Unidos, em Cabo Frio (Região dos Lagos), no Rio de Janeiro e em Niterói.

Em 1970, começou como estagiário na Sal Cisne. Desenvolveu a carreira em outras indústrias e, em 1984, foi convidado e retornou para assumir o posto de Diretor Industrial da Sal Cisne. Nesta função, vivenciou o chão de fábrica até 2000, quando migrou para a gestão corporativa da empresa, conciliando a atividade empresarial com a defesa do desenvolvimento da indústria fluminense, por meio da Firjan. Casado, Luiz Caetano tem dois filhos e dois netos.

Diretoria plena — Luiz Caetano terá como o 1º vice-presidente, Carlos Erane de Aguiar, e o 2º vice-presidente, Henrique Antônio Nora Oliveira Lima. Conheça a composição completa da nova diretoria: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Composição da Diretoria Plena Firjan – Quadriênio 2024-2028: Luiz Césio de Souza Caetano Alves —Presidente; Carlos Erane de Aguiar — 1º Vice-Presidente; Henrique Antônio Nora Oliveira Lima Junior — 2º Vice-Presidente; Carlos Fernando Gross — Vice-Presidente; Raul Eduardo David de Sanson — Vice-Presidente; Marcelo Diab Elias Kaiuca — Vice-Presidente; Leonardo Jasmin Edde — Vice-Presidente; Celso Mattos Vice-Presidente; Maria Fernanda Hipólito Chaves — Vice-Presidente; Roberto da Rocha Miranda de Faria — Vice-Presidente; Francisco Roberto de Siqueira — Vice-Presidente.

Jairo Rodrigues da Silva Junior — Diretor; Carlos Alberto Lancia — Diretor; Antônio Carlos Celles Cordeiro — Diretor; Felipe Meier — Diretor; Henrique Balbino Seita — Diretor; Márcia Carestiato Sancho — Diretor; Roque Manoel Meliande — Diretor.

Álvaro César da Costa Ribeiro — Diretor; Cláudio Kawa Hermolin — Diretor; Gustavo Marques Moraes — Diretor.

Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho — 1º Diretor-Secretário; Carla Christina Fernandes Ribeiro — 2º Diretor-Secretário; Marcus Vinicius Braga Rumen 1 3º Diretor-Secretário; Valter Zanacoli Junior — 1º Diretor-Tesoureiro; José Magno Vargas Hoffmann — 2º Diretor- Tesoureiro; Mauro Pereira Alvim — 3º Diretor- Tesoureiro.

Aidei Dos Santos Lisboa — Suplente; Fernando Pereira Cerqueira Junior — Suplente; Paulo Roberto Dinis Marques — Suplente; André Batista Do Valle Sobrinho — Suplente; Elissandra Candido Alves Silva — Suplente; Fábio Luiz De Azeredo Pinto — Suplente; José Renato Julião De Souza — Suplente; Evandro De Freitas Junior — Suplente; André Ricardo Côrtes Lopes — Suplente.

Composição do Conselho Fiscal Firjan 2024-2028: Victor Antônio Misquey —Efetivo; Sergio Carlos Ramalho —Efetivo; Adão Patrício Gomes— Efetivo.

Addison Freitas Meneses —Suplente; Ediwar Ismério Machado— Suplente; Fernando Augusto Kelly Lemgruber —Suplente.

Delegados Representantes da Firjan Junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) 2024-2028: Luiz Césio De Souza Caetano Alves — Delegado Representante Efetivo; Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira — Delegado Representante Efetivo; Carlos Erane De Aguiar — Delegado Representante Suplente; Isadora Landau Remy — Delegado Representante Suplente.