hydro-ethos

20/08/2024

Hydro e Instituto Ethos concluem formação de fornecedores

Para ações de sustentabilidade na cadeia de valor. 20 empresas participaram da quarta edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores com foco em ESG.

A Hydro, em colaboração com o Instituto Ethos, certificou 20 empresas participantes da quarta edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que teve foco em direitos humanos e sustentabilidade na cadeia de valor. O evento de encerramento do programa aconteceu no dia 12 de agosto (segunda-feira) no hotel Grand Mercure, em Belém (PA). Ao todo, já foram certificadas 68 empresas nas quatro edições do programa.

Ao longo de 12 meses, as empresas participantes ampliaram conhecimentos sobre ESG e receberam mentorias e treinamentos para desenvolver e aprimorar as práticas em áreas como direitos humanos, gestão ambiental, ética e compliance. A iniciativa reforça o compromisso da Hydro com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis.

—A capacitação de fornecedores é uma decisão fundamental para o nosso desenvolvimento, não apenas para garantir a utilidade cultural, mas também para assegurar empresas locais financeiramente sustentáveis como parceiras—afirma Silvio Ferraioli, diretor de Suprimentos da Hydro Bauxita & Alumina.

Para Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, além de serem fornecedores, as empresas estão assumindo compromissos de responsabilidade, como a equidade de gênero, diversidade e inclusão. Esses valores geram um grande impacto social. —O ciclo que fechamos hoje é um momento emblemático, mas não pode se encerrar aqui. Nessa jornada para uma sociedade mais sustentável e justa, é fundamental que as empresas mantenham o compromisso pelo impacto positivo por meio de suas ações—.

Três empresas foram homenageadas, durante o evento de certificação, por ações de destaque. A Montisol, de Barcarena, aumentou a contratação de mulheres, lançou um programa de diversidade e inclusão, contratou egressos do sistema prisional e iniciou projetos de qualificação profissional.

Milplan, de Minas Gerais, produziu o primeiro Relatório de Sustentabilidade, criou uma área de ESG, atualizou sua Norma de Responsabilidade Social e estruturou uma equipe de Relacionamento com Comunidades.

Já a Transportes Caliman, de Paragominas, implementou um comitê socioambiental, elaborou o primeiro Relatório de Sustentabilidade, alinhou-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e promoveu programas de qualificação profissional.

Segundo a gerente de RH da Caliman, Luciene Garajau, a Transportes Caliman participou de todas as edições do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e já tem ações concretas implementadas. “O aprendizado com o Instituto Ethos foi fundamental para o amadurecimento na dimensão social dos direitos humanos, promovendo projetos que beneficiam mulheres e jovens da comunidade”, afirma.

Estimulando o desenvolvimento local — O compromisso da Hydro com o estímulo à economia das comunidades vizinhas às suas operações é uma prioridade. Desde 2018, a empresa e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, promovem o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF). A iniciativa busca não só apoiar economicamente a região, mas também investir no potencial humano dos fornecedores locais. As três primeiras edições qualificaram mais de 400 pessoas com 71 módulos de aprendizado.

Em 2023, a Hydro lançou uma edição especial sobre sustentabilidade na cadeia de valor, com foco em direitos humanos. Entre disciplinas, mentorias e autoavaliação, os fornecedores foram capacitados para diagnosticar, planejar e criar planos de ação para apoiar sua responsabilidade corporativa e gestão em direitos humanos.