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15/08/2024

Marfrig registra lucro líquido de R$ 75,4 milhões no 2T24

Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado avança 65% na comparação com o mesmo período do ano passado. Margemlucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustada atinge 9,7%. O forte resultado consolidado, com a participação da BRF, comprova a eficiência da estratégia de diversificação do portfólio de proteínas e do foco em produtos de valor agregado. A Operação América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, segue apresentando a melhor rentabilidade do mercado americano, com margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) de 2,9%, e registra receita líquida de 3,1 bilhões de dólares, 5,5% superior em relação ao período equivalente em 2023.

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, e a maior produtora de hambúrguer no mundo, apresenta hoje seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2024. Desde o primeiro trimestre deste ano, os números do balanço da companhia consolidam as informações contábeis e financeiras da Operação Continuada da América do Sul e da Operação América do Norte (representada pela National Beef) e da BRF, controladas pela Marfrig.

Todos os segmentos apresentaram evolução em suas vendas, com destaque para os excelentes resultados da BRF, que apresentou o melhor resultado histórico em um trimestre. O resultado consolidado da Marfrig demonstra, mais uma vez, a eficácia da estratégia de diversificação geográfica e de proteínas e do foco em produtos de valor agregado (industrializados e com marcas).

No segundo trimestre de 2024, a Marfrig reportou lucro líquido de 75 milhões de reais e receita líquida consolidada de R$34,7 bilhões alta de 16,5% em comparação ao mesmo período de 2023. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado Consolidado foi outro destaque: foram R$3,37 bilhões — um aumento de 64,8% em bases anuais. A margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustada consolidada, por sua vez, atingiu 9,7%, 2,8 pontos percentuais acima da registrada no mesmo período do ano passado. No trimestre, o resultado da BRF representou 78% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado consolidado gerencial da Marfrig. Outros 14% foram gerados pela Operação América do Norte e 8% pela Operação América do Sul.

Entre abril e junho de 2024, o fluxo de caixa operacional consolidado foi positivo em R$2,6 bilhões e a Marfrig reduziu sua alavancagem consolidada de 3,43 vezes (no primeiro trimestre de 2024) para 3,38 vezes — em reais.

—Encerramos mais um trimestre com forte evolução operacional e em uma situação financeira confortável—diz Marcos Molina dos Santos, controlador e presidente dos Conselhos de Administração da Marfrig e da BRF. —A estratégia de construção de um negócio com um portfólio diverso e complementar, à prova de ciclos, e nossa disciplina operacional e financeira vêm se provando cada vez mais bem-sucedidas. As empresas juntas são mais fortes. Estamos gerando valor, de forma sustentável, para nossos stakeholders—.

A força da diversificação — Por meio de um portfólio que inclui carne bovina (Operações América do Sul e América do Norte) e produtos à base de proteína suína e de aves (BRF), a Marfrig mitiga riscos e aproveita as oportunidades geradas por cada um de seus negócios. Neste trimestre, a BRF voltou a se destacar, com margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustada de 17,6%. A receita líquida atingiu R$14,8 bilhões, alta de 22,4% na comparação anual e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado chegou a R$2,6 bilhões, um recorde histórico. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos —mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais — representaram 43% das receitas líquidas da Marfrig.

O segmento de carne bovina, por sua vez, correspondeu por 57% da receita líquida no período. Na Operação da América do Norte, a National Beef registrou mais um trimestre de grande resiliência, com margens operacionais superiores à média do mercado e aumento no volume de vendas de 2,5% na comparação ao segundo trimestre de 2023. A receita líquida subiu 5,5% na comparação anual, e chegou a US$ 3,1 bilhões. A margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustada atingiu 2,9%.

No segundo trimestre de 2024, os investimentos consolidados da Marfrig chegaram a R$958,8 milhões. Nas operações de bovinos da América do Norte e da América do Sul foram investidos R$453 milhões .

Operação América do Sul —No segundo trimestre de 2024, o volume de vendas das operações continuadas (complexos industriais e unidades no Brasil, no Uruguai e na Argentina) foi de 190 mil toneladas, 30,9% superior na comparação ao apresentado no mesmo trimestre de 2023. A receita líquida foi de R$ 3,7 bilhões, aumento de 17,3% na comparação com o mesmo período do ano passado e reflete a adição na capacidade de abate e o maior nível de ocupação das unidades industriais. A margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustada da operação foi de 9,1%.

—Estamos constantemente abrindo novos mercados para a carne produzida pela Marfrig na América do Sul —diz Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul. —E, graças à eficácia do nosso sistema de pricing, conseguimos exportar mais para mercados que nos oferecem os melhores preços e condições.” Do total, aproximadamente 46% foram destinados à China e Hong Kong, contra 69% no segundo trimestre de 2023. Desde janeiro, a operação continuada da América do Sul obteve 29 novas habilitações para exportações.

Operação América do Norte —No segundo trimestre de 2024, a operação América do Norte da Marfrig continuou a apresentar desempenho operacional superior à média da indústria e registrou volume de vendas 2,5% maior em comparação ao segundo trimestre de 2023. A receita líquida da Operação atingiu US$3,1 bilhões, um crescimento de 5,5% na comparação com o segundo trimestre de 2023, em um cenário de aumento do volume ofertado e de resiliência do preço médio de venda.

— O trimestre foi marcado pela manutenção da demanda por carne bovina nos Estados Unidos— diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig. —Com essas condições de mercado, aliadas à nossa gestão da operação, voltamos a performar acima de nossos pares—.

Avanços na agenda ESG —A Marfrig segue obtendo resultados positivos de sua estratégia ESG, pioneira no mercado e que a torna a mais bem avaliada entre as empresas do setor nos rankings globais de sustentabilidade. Pelo 12° ano consecutivo, a Marfrig atingiu 100% de conformidade na auditoria do compromisso Público da Pecuária da Amazônia. Além de monitorar 100% dos seus fornecedores diretos via satélite, a companhia atingiu 87% de controle dos fornecedores indiretos na Amazônia e 73% no Cerrado.

Ainda como parte do Programa Verde+, mais de 470 fazendas foram reincluídas na cadeia de valor da Marfrig, após se adequarem aos requisitos socioambientais do programa. Desde o lançamento, já são mais de quatro mil fornecedores reabilitados, o que comprova o compromisso absoluto da empresa com a inclusão e uma cadeia livre de desmatamento em todos os biomas até 2025.