ricardo-mauricio-pernambucanas

09/08/2024

Pernambucanas tem nova liderança focada no crescimento

E rentabilização da companhia com mudanças de CEO e CFO. Ricardo Doebeli assume como novo CEO e Mauricio Hasson como CFO; Marcelo Labuto deixa a companhia por questões pessoais.

A Pernambucanas, uma das mais tradicionais redes de varejo do Brasil, anuncia a composição de uma nova liderança, com novos CEO e CFO. A mudança traz às posições mais estratégicas do quadro de gestão perfis com sólida experiência de negócios e de finanças, que se complementam para dar ainda mais força à transformação voltada ao crescimento e rentabilização do negócio.

Para ocupar a posição de CEO, o Conselho de Administração anuncia a chegada de Ricardo Doebeli, que soma mais de 30 anos de vivência corporativa, com foco em criação de eficiência operacional, financeira e de governança, tendo atuado especialmente na transformação de negócios, em busca de crescimento com rentabilidade. Ele assume o novo desafio com a missão de liderar a jornada voltada à eficiência e produtividade para maximizar os resultados da empresa, atuando em total sintonia com o novo CFO, Mauricio Hasson.

Hasson traz a experiência de 25 anos em finanças, tendo atuado por 12 anos em empresas nacionais de diferentes setores, e terá como foco tanto a gestão financeira da companhia e seu relacionamento com instituições financeiras, como a evolução dos resultados na operação da fintech Pefisa.

Marcelo Labuto deixa a posição de CEO por motivações pessoais, depois de cumprir um importante papel na estratégia de crescimento da companhia, com avanços na operação de varejo e também da Pefisa. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Pernambucanas, Martin Mitteldorf, Labuto deixa um legado positivo, com contribuição decisiva para o processo de inovação na operação de varejo e expansão da rede Pefisa, que dobrou o número de lojas durante sua gestão. —Compreendemos e respeitamos seu momento. Ele contribuiu com o alcance de resultados consistentes. Agradecemos pelo valor que trouxe à operação com sua visão e, desde já, por sua colaboração irrestrita com o processo de transição que acontecerá de forma gradual e transparente, respeitando as necessidades da companhia e de seus stakeholders— afirma.

À nova dupla de líderes caberá dar continuidade ao movimento de reorganização da Pernambucanas, que vem gerando resultados consistentes, como o crescimento de dois dígitos nas vendas de vestuário, no comparativo do primeiro semestre deste ano com o mesmo período em 2023. De acordo com Martin Mitteldorf, a complementaridade de experiências na composição da nova liderança foi cuidadosamente pensada para garantir total sintonia neste novo momento da companhia. — Com isso, trazemos uma visão integrada para questões prioritárias: a manutenção de uma dinâmica de inovação constante em ambas as frentes de negócio, o fortalecimento e a modernização dos processos de governança, e a maximização dos resultados”, diz Mitteldorf.

Para o novo CEO Ricardo Doebeli, o desafio de assumir a gestão da companhia neste momento traz a oportunidade de contribuir com a história de uma marca de sucesso e com grande potencial de contribuição para a evolução do varejo no Brasil. —Em um mercado que convive com grandes transformações, a Pernambucanas, que tem um tráfego de milhões de pessoas a cada mês em suas mais de 500 lojas, tem uma oportunidade distintiva de criar valor aos seus clientes, colaboradores e acionistas. Temos uma marca que está presente há mais de 100 anos na rotina dos consumidores e se mantém como uma das mais relevantes em seu segmento. Temos um caminho muito promissor pela frente—.

Mauricio Hasson ressalta que um aspecto essencial à transformação do negócio é cultivar ainda mais relações de confiança com o mercado e instituições financeiras. —Com responsabilidade, diálogo e transparência podemos somar e gerar mais valor para nossos parceiros, clientes e colaboradores. Tenho certeza de que será uma jornada gratificante e que seguiremos de forma consistente rumo aos objetivos de negócio da companhia—.

A Pernambucanas vem atuando de forma coordenada e com olhar atento às oportunidades de ajustes voltados à maximização de seus resultados e realinhamento de sua governança, processo que levou à celebração de um novo acordo pelos acionistas da empresa, culminando com a eleição do novo Conselho de Administração. O acordo é considerado um marco na história da Pernambucanas ao promover a união dos acionistas e implementar uma visão pragmática sobre o futuro.

Além disso, a companhia investe no processo de inovação contínua, que vem permitindo uma evolução significativa no varejo e na operação financeira. Atualmente, a Pefisa conta com 16 unidades, que operam com uma carteira diversificada, com parcerias já representando 10% do total.

Aos 115 anos de história, a Pernambucanas conta com 13 mil colaboradores e mais de 500 lojas físicas. A empresa busca a constante renovação de negócios para atender as expectativas do mercado de varejo no Brasil e manter sua posição como um dos players mais tradicionais do varejo brasileiro, ao mesmo tempo em que constroi um futuro pautado pela inovação em suas operações.

Pernambucanas — Fundada em 1908, a Pernambucanas é uma das mais tradicionais empresas varejistas do Brasil, com um histórico de mais de 115 anos de atuação no mercado. A empresa possui uma ampla presença física, com mais de 500 lojas e uma forte plataforma digital que oferecem uma variedade de produtos e serviços, incluindo moda, móveis, eletrônicos, serviços financeiros e muito mais. A Pernambucanas é conhecida por sua capacidade de inovação e sua dedicação em atender às necessidades em constante evolução de seus clientes. Além do varejo, a companhia tem a fintech Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando às necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em 7 minutos), emissão instantânea de cartão com chip, atendimento digital e Wi-Fi grátis em todas as lojas.