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09/08/2024

Banco PAN registra lucro líquido ajustado de R$ 211 milhões no 2T24

E alcança 30,1 milhões de clientes. Resultado é impulsionado pela forte originação e crescimento da carteira de crédito.

O Banco PAN (BPAN4) encerrou o segundo trimestre de 2024 com lucro líquido ajustado¹ de R$ 211 milhões, aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023. O número de clientes chegou a 30,1 milhões, crescimento de 16% na comparação anual. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado (lucro e ROE são ajustados pela exclusão da amortização de ágio relacionado às aquisições de Mosaico e Mobiauto) ficou em 11,7%.

A carteira de crédito fechou o trimestre em R$ 49,2 bilhões, alta de 29% em relação ao 2T23, e de 7% na comparação com o trimestre anterior. Mais da metade deste portfólio corresponde a operações de veículos (54%), seguido de consignado e antecipação de FGTS (40%).

O Banco PAN manteve seu forte nível de originação neste trimestre, alcançando R$ 9,7 bilhões, sendo R$ 4,7 bilhões apenas em financiamento de veículos. A manutenção de um bom desempenho neste segmento é reflexo dos relevantes investimentos na experiência dos clientes e lojistas, contínuos avanços na modelagem de crédito e da integração com a Mobiauto, marketplace de veículos do PAN. Desse modo, no segundo trimestre de 2924, o banco se manteve como um dos principais players na originação de leves e motos, com mais de 33% de market share neste último segmento, consolidando-se como líder do mercado.

— Os resultados do PAN no segundo trimestre refletem o nosso crescimento consistente, com forte originação, aumento da carteira de crédito, manutenção de margens robustas e inadimplência controlada. Seguimos comprometidos com a estratégia de aumentar o engajamento dos nossos clientes por meio da oferta de produtos e serviços inteligentes e diversificação de canais, com uma jornada cada vez mais ágil e contextualizada —afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.

A receita de serviços no segundo trimestre foi de R$ 398 milhões, crescimento de 41% em relação ao 2T23, e o volume transacionado atingiu R$ 30 bilhões, um aumento de 37% na comparação anual.

A inadimplência para créditos vencidos acima de 90 dias se manteve estável em 6,9%, enquanto o indicador entre 15 e 90 dias recuou para 8,9%, queda de 0,7 ponto percentual após sazonalidade do primeiro trimestre do ano.

No 2T24, o PAN alcançou 15,4 milhões de clientes com exposição a crédito, considerando o portfólio de veículos, consignado, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão de crédito e car equity. O número representa crescimento de 16% na comparação anual.

—Concluímos mais um trimestre com resultados sólidos, reflexo de uma estratégia eficaz e centrada na melhoria contínua da experiência do usuário. Seguimos focados em avançar em entregas que fortaleçam os diferenciais competitivos do PAN e tornem a rotina dos nossos clientes mais simples e inteligente —complementa Inácio Caminha, superintendente executivo de RI e Captação.