Em uma ação inédita, ABF Rio fecha parceria com o evento em prol da tecnologia e inovação no Franchising.
Em uma parceria inédita com o Rio Innovation Week, maior conferência de tecnologia e inovação do mundo, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) inova e cria a Arena do Franchising, com cerca de 20 grandes marcas de franquias do mercado, dos mais variados segmentos, com a exposição dos seus produtos, serviços para gerar novos negócios e networking com os participantes.
Dentre as marcas confirmadas estão: Billy The Grill, Bob’s, Casa do Construtor, CNA, Espetto Carioca, Grupo Trigo (Asa, China in Box, Gendai, Gurumê, Koni, LeBonTon e Spoleto), GSP, Megamatte, Orthopride, Prudential, Sonho dos Pés e YES! Idiomas.
São esperados mais de 150 mil visitantes. A Rio Innovation Week será realizada no Rio de Janeiro, de 13 a 16 de agosto(terça a sexta-feira), no Pier Mauá, na região conhecida como Porto Maravilha. Além da exposição, a Arena do Franchising contará com um Talk Show com diversos palestrantes entre empresários e empreendedores do varejo debatendo temas sobre inovação, digitalização no franchising, inteligência artificial e outros.
Para o idealizador dessa parceria, o vice-presidente da ABF Rio, Julio Monteiro (Megamatte), o objetivo da ação é unir a inovação ao empreendedorismo e gerar valor para todo o ecossistema do Franchising.
—O franchising não é apenas uma plataforma para replicar e escalar negócios, como também vem investindo em novas tecnologias para melhorar processos internos, o desenvolvimento de produtos e o relacionamento com consumidores, seja em ambientes físicos ou digitais. Na Arena, queremos compartilhar essas experiências e buscar uma integração ainda maior com o ecossistema de inovação no geral presente na Rio Innovation Week, gerando negócios e oportunidades —diz Monteiro.
De acordo com a ABF, o mercado de franquias brasileiro manteve um ritmo forte de desenvolvimento em 2024 e já no primeiro trimestre, cresceu 19,1%, atingindo mais de R$60 bilhões em receita, consolidando ainda mais esse modelo de negócios como uma estratégia bem-sucedida para marcas e investidores. No Estado do Rio de Janeiro houve um acréscimo de 14,1% no faturamento, atingindo o patamar de R$ 5,7 bilhões. Já em número de unidades de franquia, a expansão foi de 1,3%, chegando a mais de 18 mil operações, o que gerou mais de 161 mil empregos formais em todo o território fluminense.
Para o diretor do Rio Innovation Week, Fábio Queiroz, a inclusão do Franchising no evento promoverá diversos avanços em tecnologia e negócios. —Incluir a Arena do Franchising no nosso evento é uma oportunidade para reforçar o compromisso com a inovação e o empreendedorismo. Nosso objetivo é criar um ambiente que inspire e capacite todos os participantes a explorar novas possibilidades e impulsionar o crescimento sustentável no setor. Acreditamos que a troca de ideias e experiências entre as marcas expositoras e os palestrantes enriquecerá ainda mais o ecossistema, promovendo avanços significativos em tecnologia e negócios —comenta o diretor.
O Rio Innovation Week ocupará uma área de 75 mil metros quadrados (m²) de extensão. São cinco armazéns do Pier Mauá e o Museu de Arte do Rio (MAR). Estarão presentes 2,5 mil startups (empresas promissoras de tecnologia) e 2 mil palestrantes. O espaço terá 26 palcos para atrações simultâneas.