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06/08/2024

Fábio Ferreira é novo CEO da Verde Campo

—Valorizar os pequenos produtores e desenvolver alimentos inovadores e saudáveis são os desafios da nova gestão— diz.

Fábio Ferreira é o novo CEO da Verde Campo, desde o início do mês de junho. Carioca da cidade do Rio de Janeiro, ele chega à companhia com objetivos assertivos de valorizar os pequenos produtores e desenvolver alimentos inovadores e saudáveis. No novo cargo, Ferreira assume uma empresa pioneira em inovação no mercado de laticínios, sendo a primeira marca a lançar lácteos zero lactose, iogurtes proteicos, além de produtos com ingredientes 100% de origem natural e a primeira linha infantil sem conservantes.

—Chego no Laticínios Verde Campo para liderar uma empresa, onde sou consumidor dos seus produtos. Tenho um feet cultural com a companhia, com os valores e a missão da empresa. Manter uma rotina que preze o bem-estar e adquirir alimentos saudáveis e diferenciados são o meu estilo de vida. Além disso, a minha vasta experiência no mercado de alimentos, tanto na frente ou atrás do balcão, será de grande importância para a expansão do negócio —destaca Fábio.

Com o novo desafio, o executivo quer criar um ecossistema e acelerar a agenda de inovação desde o campo até a mesa, resgatando a tradição da Verde Campo em surpreender o consumidor nas diversas ocasiões de consumo. Outro ponto importante que Fábio ressalta é que com a volta da administração para Lavras (MG), cerca de 100 empregos diretos e indiretos devem ser gerados e a expectativa é um crescimento de mercado 15% a 20% ao ano, nos próximos quatro anos. Quando perguntado sobre o que será a receita de sucesso para esse crescimento, Fábio, com seus 24 anos de carreira, afirma que os ingredientes como “sabor, prazer e saúde serão os itens para seguir na dianteira das vendas.

Sabor, Prazer e Saúde: —A marca é admirada por todo o Brasil e tem um olhar diferenciado para cada etapa da cadeia de produção, se preocupando em ter os melhores ingredientes para os produtos, valorizando os pequenos produtores e utilizando apenas leite fresco de fazendas certificadas —acrescenta. Segundo ele, estar ao lado dos mais de 550 colaboradores e milhares de nutricionistas entusiastas do propósito da companhia, atuando nas diversas frentes do negócio, visando crescimento acelerado e sustentável, inspirando as pessoas a embarcarem em um estilo de vida mais equilibrado e consciente será o mantra para seguir na liderança das vendas.

E para deixar aquele gostinho de curiosidade, o executivo dá um spoiler: logo, logo, os consumidores poderão se esbaldar em seis lançamentos deliciosos, inovadores e saudáveis da Verde Campo, entre eles, coalhada seca, sobremesa de frutas, kefir e iogurte natural. “Por meio, dos nossos clientes espalhados pelo país, o nosso compromisso será entregar produtos de extrema qualidade para surpreender aos consumidores com soluções mais saudáveis em cada ocasião de consumo”, finaliza.

A fusão: Verde Campo e Porto Alegre —Após sete anos da venda da Verde Campo para a Coca-Cola, os fundadores da empresa Alessandro Rios e Álvaro Gazola se juntaram à Laticínios Porto Alegre, subsidiária da multinacional Emmi no Brasil, para readquirir a Verde Campo, em Minas Gerais. A negociação estabelece 70% de participação no capital da empresa para a Porto Alegre/Emmi e 30% para os antigos fundadores, com assento no Conselho de Administração. Um retorno às origens.

Essa união, entre Emmi e os sócios fundadores da Porto Alegre e Verde Campo, promete manter a liderança da Verde Campo em produtos diferenciados saudáveis. Com presença da Verde Campo consolidada em todo o território brasileiro nas principais redes de supermercados, a marca está preparada para inovar e crescer rapidamente, aproveitando a expertise da Laticínios Porto Alegre, terceira maior fábrica de laticínios de MG, que gerou uma receita bruta de 1,7 bilhão de reais em 2023, concentrada principalmente no mercado de Minas Gerais. Fortalece também a posição da Emmi, líder na fabricação de laticínios de alta qualidade na Suíça, no mercado brasileiro, incorporando o nicho do segmento de produtos lácteos funcionais premium.

De volta para casa — Em 2017, quando foi vendida para a Coca-Cola, a Verde Campo crescia a uma média de dois dígitos ao ano. Alessandro Rios explica que a expectativa é de que a empresa continue a crescer nesse patamar nos próximos anos. “Continuo enxergando um mundo de oportunidades no mercado premium de laticínios no Brasil. Mesmo após quase uma década da venda, a Verde Campo continua sendo a única a trabalhar com produtos 100% naturais”, diz Rios.

A empresa continua líder e referência no mercado de produtos lácteos saudáveis no país. —Ainda existe oportunidade de crescimento e inovação no mercado e com a Porto Alegre, a Verde Campo terá ainda mais condições de atuar em novos mercados —afirma Rios.

A expertise tecnológica das cinco fábricas da Porto Alegre será fundamental para impulsionar a inovação no portfólio da Verde Campo. —Vamos aproveitar a sinergia e expandir ainda mais a atuação da Porto Alegre em nível nacional. As marcas são complementares, o que proporcionará tranquilidade aos empregados da Verde Campo, garantindo a manutenção de seus empregos— reforça João Lúcio, CEO da Laticínios Porto Alegre.

Apesar da sinergia, as empresas atuarão de forma independente tanto em mercado, quanto em gestão.

Emmi—Desde 2017, o Grupo Emmi detém uma participação na subsidiária brasileira Laticínios Porto Alegre na qual possui desde 2019 uma participação majoritária de 70%. Para a Emmi, o Brasil é um importante mercado com grande potencial de crescimento. Nesse sentido, a aquisição da Verde Campo deve acelerar a expansão contínua do portfólio com marcas inovadoras e conceitos premium diferenciados. “Com a participação na Verde Campo, estamos expandindo ainda mais nossa posição no estrategicamente importante mercado brasileiro e aumentando o valor do nosso portfólio, que agora conta com mais uma marca forte e produtos lácteos funcionais premium. Estamos certos de que, unindo forças com a antiga equipe fundadora da Verde Campo, podemos colocar a marca na rota de um crescimento rentável”, afirma Ricarda Demarmels, CEO do Grupo Emmi.

Verde Campo —A empresa brasileira de laticínios Verde Campo, com sede em Lavras (MG), foi fundada em setembro de 1999 por Alessandro Rios Carvalho. A Verde Campo produz bebidas lácteas, iogurtes e queijos naturais, com foco em produtos lácteos saudáveis (ingredientes 100% naturais, sem aditivos e funcionais). A marca é particularmente apreciada por consumidores que prezam a funcionalidade, sem abrir mão do sabor. A empresa é forte no mercado de iogurtes e bebidas lácteas proteicas sem lactose e tem presença consolidada nas metrópoles brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro. A Verde Campo alcançou uma receita bruta de 423 milhões de reais em 2023 e emprega cerca de 550 pessoas.

Laticínios Porto Alegre — A Laticínios Porto Alegre Indústria e Comércio S.A., com sede em Ponte Nova e unidades de produção em Ponte Nova, Mutum e Antonio Carlos em Minas Gerais, Rio Novo do Sul no Espírito Santo e Valença no Rio de Janeiro, foi fundada em 1991 por João Lúcio Barreto Carneiro. A empresa é a terceira maior fábrica de laticínios de Minas Gerais, o segundo maior estado em população depois de São Paulo. A empresa está fortemente posicionada nos segmentos de queijos naturais, muçarela, requeijão e cremes de queijo, leite UHT, creme de leite, manteiga, leite em pó, soro de leite em pó e iogurtes. A Porto Alegre alcançou uma receita bruta de 1,7 Bilhões de reais em 2023 e emprega cerca de 1.900 pessoas.