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06/08/2024

Urbano é eleita a melhor marca de macarrão sem glúten do mercado brasileiro

Estadão reuniu especialistas para avaliar 12 marcas em degustação às cegas.

A Urbano Alimentos foi escolhida como a melhor marca de macarrão sem glúten do mercado brasileiro em degustação às cegas realizada pelo jornal Estadão, através da editoria Paladar.

A degustação foi realizada dia 18 de julho e o resultado saiu nos primeiros dias de agosto: o espaguete campeão do teste é elaborado com farinha de arroz, a massa de fios longos tem boa textura e elasticidade. Com sabor neutro, o espaguete segura muito bem o molho de tomate. A Urbano comemora o resultado, pois, dias atrás, veiculou em suas redes sociais o post “Qual produto da Urbano merece medalha de ouro? “. A resposta veio do próprio mercado.

Paladar reuniu um time de especialistas no restaurante Cantaloup, em São Paulo, para provar, às cegas, doze marcas do espaguete consumido tanto por celíacos quanto por adeptos de uma dieta sem glúten.

Além do anfitrião da casa, o chef Valdir Oliveira, participaram do júri o restaurateur Leo Marigo, um dos fundadores do premiado Evvai e dono de restaurantes como o Daje Roma e Petros Greek Taverna, Luci Ikeda, expert em panificação sem glúten, e a chef confeiteira Aya Tamaki, da Amay Patisserie e o chef Pedro Mattos, do Pappagallo Cucina e Gal Bar do Mar.

Conforme informou a jornalista do Estadão Cinta Oliveira, as massas sem glúten, que foram adquiridas em grandes redes de supermercado da capital paulista, foram avaliadas a partir de critérios como aparência, textura, capacidade de aderência do molho e sabor.

Além da versão ao molho sugo, os jurados contaram com uma porção de espaguete sem molho. As amostras foram preparadas pelo subchef de Oliveira no Cantaloup, Ricardo Castro, que seguiu à risca as orientações descritas nas embalagens.

O mercado celíaco é um segmento em crescimento no Brasil. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil(Fenacelbra ), estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros sejam celíacos, o que representa cerca de 1% da população.

A Urbano, de Jaraguá do Sul (SC), é uma das maiores do setor de alimentos do país com 64 anos de trabalho no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz. Conta com mais de 1.700 colaboradores diretos em todas 19 unidades espalhadas pelo país, cuja produção mensal chega a mais de 60 mil toneladas de alimentos.