Um aumento de 16% ante o mesmo período no ano passado.
O maior porto de Santa Catarina movimentou 8,7 milhões de toneladas de mercadorias nos seis primeiros meses do ano. O número representa um incremento de 16% com relação ao mesmo período de 2023, quando foram movimentadas 7,5 milhões de toneladas.
—Junho foi o sexto mês seguido de crescimento do Porto este ano, mesmo tendo alcançado o recorde histórico em 2023, quando movimentamos 16,8 milhões de toneladas —ressalta o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira.
De acordo com ele, neste primeiro semestre, a exportação foi responsável por 59% das cargas (5,1 milhões de toneladas).
Já a soja foi o principal produto enviado para o exterior (4 milhões), seguido pelo milho (910 mil) e pela madeira (103 mil). A importação alcançou 3,6 milhões de toneladas (41%), com destaque para os produtos siderúrgicos (1,9 milhão) e fertilizantes (1,1 milhão).
—O constante acréscimo no volume de cargas movimentado pelo Porto de São Francisco mostra nossa versatilidade em atender variados segmentos de cargas, com importantes reflexos para várias cadeias produtivas”, afirma Vieira, enfatizando a vocação de porto público multipropósito. —Recebemos fertilizantes e exportamos grãos, no segmento do agronegócio, assim como somos um importante elo na cadeia de transporte de aço e de outros materiais siderúrgicos para a indústria metal-mecânica catarinense e brasileira —acrescenta.
Em junho, mais exportação — No mês de junho, a movimentação foi de 1,47 milhão de toneladas, aumento de 16,5% quando comparado com o mesmo mês de 2023 (1,26 milhão). As exportações alcançaram 832 mil toneladas (56%), impulsionadas principalmente pelo embarque de soja (802 mil toneladas).
O aço (291 mil toneladas) e fertilizantes (260 mil) foram as principais cargas importadas nesse mês, que totalizaram 644 mil toneladas (44% da movimentação total).