O navio da classe New Panamax, com capacidade de carregamento de 15 mil TEUs, faz escala no atracadouro pernambucano, durante viagem inaugural de linha direta entre o Nordeste e a Ásia.
O Porto de Suape registra mais este recorde histórico, a atracação do gigante do mar MSC Orion, porta-contêiner de classe mundial New Panamax, com 366 metros de comprimento, 51 metros de largura e 16 metros de calado, é o maior navio já recebido pela primeira vez pelo atracadouro pernambucano, o sexto porto público mais movimentado do Brasil. A manobra de atracação ocorreu no Terminal de Contêineres (Tecon Suape), no final da manhã do dia 27 de julho (sábado).
—A chegada do MSC Orion a Suape reforça a importância estratégica do porto para o nosso país, contribuindo para a viabilização de rotas diretas entre o Nordeste e os países asiáticos via Canal do Panamá. São linhas que vão nos conectar a importantes complexos portuários, a exemplo dos portos chineses e de Singapura, possibilitando maior competitividade aos exportadores e importadores que atuam entre os dois continentes— comemora o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.
—Hoje, alcançamos mais um recorde em 45 anos de história, ganhando destaque no país e no exterior — pontua o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira, acrescentando que a dragagem do canal externo (já concluída), do canal interno e da bacia de evolução (obras começam nas próximas semanas, com prazo de sete meses para conclusão) vão atrair ainda mais navios de grande porte com capacidade máxima de carga.
A previsão é de que, em setembro, os serviços da MSC Orion sejam feitos pelo canal do Panamá, passando por alguns pontos da América Central, Salvador, Suape e depois naveguem direto para Singapura. Com isso, será reduzido o tempo do trânsito da carga que sai de Pernambuco e vai para a Ásia. —É uma coisa inédita para a gente porque não temos esse tipo de serviço no nosso Porto. Hoje a carga da Ásia que sai daqui da região desce de caminhão ou de navio até e descarrega em Santos para fazer o transbordo para conectar com essas rotas principais —explica, Marcio Guiot.
A embarcação, de bandeira portuguesa, começou a transportar carga conteinerizada em 2020 — As últimas escalas do MSC Orion ocorreram no Porto de Caucedo, na República Dominicana (Caribe), e no Porto de Salvador (BA), respectivamente.
Recorde Anterior — Antes da atracação do MSC Orion, o maior navio aportado em Suape foi o APL Dublin, de bandeira de Singapura. A atracação ocorreu em 11 de março de 2023. Pertencente à empresa CMA CGM, o porta-contêiner de classe mundial tem 347,29 metros e largura de 45,28 metros, com calado máximo de 15,5 metros e capacidade para transportar 10.700 TEUs (unidade de contêiner de 20 pés). Na operação, foram movimentados mais de 1.500 contêineres. Na época, o navio partiu de Suape com destino ao Porto de Santos, no litoral paulista.
Em julho de 2022, o atracadouro pernambucano, caracterizado por ser um porto abrigado de águas profundas, recebeu o navio MSC New Haven, com 333,9 metros e capacidade para 8.084 TEUs. A chegada dos gigantes do mar a Suape foi autorizada pela Portaria 037/2021, publicada no Diário Oficial de Pernambuco em 13 de abril de 2021, com aval da Marinha do Brasil.