Marca histórica faz parte do legado da empresa em quase 70 anos de presença no país. Unidades foram produzidas a projetos de mobilidade para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, bem como Estados Unidos, Chile, Argentina, África do Sul, Índia, Romênia e Taiwan.
A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, atingiu um marco com a produção de cinco mil caixas – o exterior metálico de trens e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) — em suas instalações no Brasil. A empresa fabrica trens e outros componentes para a indústria ferroviária há quase 70 anos no Brasil. O marco foi alcançado esta semana na fábrica da companhia em Taubaté (São Paulo) e faz parte do legado da Alstom em projetos de mobilidade no Brasil e no mundo.
—Estamos extremamente orgulhosos de alcançar a marca de cinco mil unidades produzidas no Brasil. Esse desempenho incrível de nossa operação é um reflexo do compromisso da Alstom com o Brasil e com a mobilidade do país e do mundo ao longo desses quase 70 anos de atuação na indústria ferroviária, produzindo localmente soluções de mobilidade sustentáveis e de qualidade— afirma Michel Boccaccio, presidente da Alstom no Brasil e diretor-geral para América Latina. “Ao longo dessa história, tivemos momentos muito desafiadores e sempre superamos, pois também contamos com um time de funcionários altamente competente, sempre engajado, resiliente e comprometido—.
As produções iniciais foram realizadas na antiga fábrica da Alstom no bairro da Lapa, em São Paulo — aquela foi a primeira fábrica de trens da América Latina. As operações da empresa foram posteriormente transferidas para a fábrica de Taubaté, inaugurada em 2015 e expandida em 2022. A instalação é centro de excelência na produção de vagões de trem de aço inoxidável.
Parte das cinco mil unidades produzidas fazem parte de projetos nacionais, como: -Linhas 1 e 3 do Metrô de São Paulo, produzidas entre 1972 e 1989; – RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), produzidas entre 1976 e 1982;- Metrô do Rio de Janeiro, produzidas entre 1978 e 1984; e – VLT do Rio de Janeiro, com produção entre 2015 e 2016.
Além disso, a Alstom Brasil também produziu para projetos internacionais, como: Metrô de Nova York (New York City Transit) e California Amtrak Surfliner (EUA); Metrô de Santiago (Chile); SBASE (Argentina); Metrô de Chennai (Índia) e PRASA (África do Sul).
Atualmente, a empresa está avançando na entrega total de 36 trens (288 carros) para as linhas 8 e 9 da ViaMobilidade em São Paulo, além de já ter iniciado a produção da Linha 6 para o Metrô de São Paulo. Também conta em seu portfólio de projetos a produção de: – 13 trens (78 carros) para a nova Linha M5 do Metrô de Bucareste (Romênia); – 35 trens (140 carros) para a extensão da Fase 2 da Linha 7 do Metrô de Taipei (Taiwan); – 29 trens (116 carros) para a Linha Circular de Taipei (Taiwan); e – 37 trens (185 carros) para a nova Linha 7 do Metrô de Santiago (Chile).
Alstom Taubaté — A unidade industrial da Alstom em Taubaté é centro de excelência em produção de carros em aço inoxidável e está estrategicamente instalada em um polo industrial, ao lado de duas importantes rodovias do país, a Dutra e a Carvalho Pinto, e próxima ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
A unidade foi responsável pela produção de 27 carros Citadis para o VLT do Rio de Janeiro, que foram fabricados em tempo recorde para as Olimpíadas de Verão no Brasil, demonstrando a agilidade, o comprometimento e o foco no cliente da Alstom. O projeto foi o segundo no mundo a ter um sistema 100% livre de catenária. Após a conclusão do contrato do VLT, a fábrica também produziu os carros NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile.
Em novembro de 2022, a Alstom inaugurou a ampliação da unidade após um investimento de R$ 100 milhões que faz parte da estratégia de crescimento da companhia após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais. Mais de 170 trens (mais de 940 carros) serão produzidos pela Alstom em Taubaté para as cidades de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia), destacando a capacidade da instalação de contribuir para projetos de mobilidade em nível global.
Além do investimento na unidade industrial para atender aos atuais projetos, a empresa contratou cerca de 750 funcionários no Estado de São Paulo, sendo 700 para atuar na unidade Taubaté. Para isso, cerca de 500 profissionais foram capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Taubaté para atuar diretamente na produção dos projetos.
Alstom Brasil — A Alstom é líder em mobilidade ferroviária no mercado brasileiro e protagonista de grandes momentos do setor ferroviário, como a construção da primeira fábrica de trens de passageiros do país e o maior acordo de exportação do setor ferroviário brasileiro para o fornecimento de vagões para a metrôs de Santiago, Chile, e Nova York, nos Estados Unidos, assinado em julho de 2002. Em 2014, a empresa participou do maior projeto da história de trens suburbanos na África do Sul. Recentemente, a contribuição da Alstom para o setor de transporte ferroviário é comprovada por produtos e serviços entregues às principais operadoras de passageiros do país, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF), além do VLT do Rio de Janeiro. | Alstom™ e Metropolis™ são marcas registradas protegidas do Grupo Alstom.