A Akaer, referência global em inovação nas áreas de Defesa e Aeroespacial, está trazendo sua excelência tecnológica para um novo e audacioso projeto no Agronegócio.
A empresa desenvolveu baterias de alta performance para os robôs agrícolas Solix, marcando um avanço significativo na automação e eficiência no campo.
Esse projeto inovador empregará a mesma tecnologia de baterias de lítio utilizada no setor aeroespacial, cumprindo os mais rigorosos padrões de qualidade e desempenho.
Os robôs Solix, programados com Inteligência Artificial, operam 24 horas por dia fotografando plantações para identificar ervas daninhas e insetos e aplicar herbicidas de forma direcionada.
Essa tecnologia de precisão é capaz de reduzir o uso de defensivos agrícolas em até 90%, pois o produto é aplicado somente onde é necessário, evitando a pulverização generalizada.
Mas não é só: além do controle de pragas, os robôs monitoram uma série de outros aspectos relacionados à “saúde” da planta e são configurados para caça noturna de insetos voadores com luzes e choque elétrico.
Todos esses recursos não só proporcionam alimentos mais saudáveis, mas também reduzem significativamente os custos com herbicidas e manejo das plantações.
Diminuem, também, a emissão de carbono graças ao uso de baterias recarregáveis com energia solar (no lugar de máquinas e aeronaves movidas a combustível fóssil) — um movimento que já vem sendo tratado como uma nova “Revolução Verde”.
Excelência — A solução desenvolvida pela Akaer pode ter diferentes aplicações no Agronegócio.
O produto inclui todo o ciclo de vida: da concepção (baseada em cada perfil de uso, sejam robôs ou drones) até o descarte e a reciclagem.
A escolha das células eletroquímicas e o projeto da bateria são feitos de maneira personalizada.
A tecnologia desenvolvida pela Akaer inclui um sistema de gerenciamento de última geração (BMS) que monitora todas as características de desempenho da bateria via internet (nuvem) e informa quando deve ser feita uma revitalização do dispositivo.
Outra vantagem do produto é que ele permite a troca somente das células vencidas, com um custo bem menor que a troca das baterias completas.
As partes vencidas vão para descarte, onde seus componentes mais caros serão reciclados.
— Ao unir o conhecimento profundo da Akaer em tecnologias aeroespaciais com a inovação da Solinftec em automação agrícola, essa parceria está abrindo caminho para um futuro mais sustentável e eficiente no agronegócio— destaca o CEO da Akaer, Cesar Silva.
—O uso de baterias recarregáveis com energia solar não só reduz a pegada de carbono das operações agrícolas, mas também promove uma economia significativa em termos de combustível —acrescenta.
A complexidade e a demanda por alta performance dos robôs Solix exigiam uma solução de bateria à altura.
Foi aí que a expertise da Akaer entrou em cena.
Com uma vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias avançadas para a indústria aeroespacial, a empresa desenvolveu uma solução capaz de garantir eficiência e operação ininterrupta aos robôs.
Precisão —Além dos benefícios ambientais e econômicos, a tecnologia desenvolvida pela Akaer para os robôs Solix oferece uma solução robusta e confiável para os desafios enfrentados pelos agricultores modernos.
A precisão no controle de ervas daninhas e insetos não apenas melhora a saúde das plantações, mas também maximiza o rendimento das colheitas, contribuindo para a segurança alimentar global.
—A parceria entre Akaer e Solinftec é um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode ser aplicada para resolver problemas complexos e urgentes no setor agrícola. Investir em tecnologias avançadas como essas não é apenas uma questão de aumentar a eficiência e reduzir custos, mas também de garantir a sustentabilidade a longo prazo do nosso sistema alimentar —afirma Cesar Silva.
O desenvolvimento de baterias para os robôs Solix representa um passo significativo rumo a um agronegócio mais sustentável, eficiente e inteligente e sublinha a capacidade da Akaer de transcender os limites tradicionais de suas operações, aplicando sua expertise em novas áreas com grande impacto social e ambiental.
Atualmente, já existem 40 robôs Solix em operação no Brasil, e a meta da Solinftec é dobrar este número até o final do ano.
Outras 50 unidades deverão ser entregues a grandes produtores dos EUA.
Solinftec — Fundada em Araçatuba (SP), a Solinftec é líder global em Inteligência Artificial e SaaS (software como serviço) para o agronegócio, com mais de 800 colaboradores em todo o mundo (330 somente na área de P&D) e unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China.
É especializada em soluções que fornecem insights em tempo real, permitindo a tomada de decisões no momento adequado aos agricultores, com aumento da eficiência em todas as operações agrícolas e redução do impacto ambiental.
Akaer — Com 32 anos de atuação, a Akaer é referência internacional em engenharia de ponta para os setores de Defesa e Aeroespacial.
Participou ativamente de mais de 50 projetos de aeronaves mundialmente reconhecidas, como o cargueiro KC-390, o caça Gripen E e o jato supersônico Hürjet.
No começo deste ano, tornou-se a primeira empresa brasileira do setor aeroespacial qualificada como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1) graças a um contrato inovador com a alemã Deutsche Aircraft para a fabricação da fuselagem dianteira do avião sustentável D328eco.
A Akaer está instalada em São José dos Campos (SP) e possui escritórios comerciais em Portugal e na Turquia.
Recentemente, a empresa anunciou a implantação de sua segunda unidade produtiva no futuro Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador.