Novo certificado H2-ready para motores mtu aumenta a segurança do investimento para operadores. Primeiro CHP de 1 MW 100% hidrogênio mtu a ser entregue nos próximos meses. Infraestrutura para hidrogênio pronta nas fábricas da Rolls-Royce em Friedrichshafen e Augsburg. Centrais elétricas de H2 sem CO2 como espinha dorsal da transição energética.
A Rolls-Royce recebeu a certificação de prontidão para H2 da TÜV Süd para seus atuais motores a gás mtu Series 4000 FNER/FV. Prontidão para H2 significa que os componentes e sistemas estão preparados para uso futuro com hidrogênio e podem ser convertidos adequadamente. O certificado é uma confirmação independente por um dos principais provedores internacionais de serviços de teste e certificação do conceito com o qual a Rolls-Royce fornecerá usinas de energia recém-construídas e reformadas com os motores acima mencionados para operação com uma mistura de hidrogênio de até 25 por cento em volume e para operação com 100% em volume.
Ao usar hidrogênio verde, a operação dos motores é livre de CO2. Outra vantagem: os limites de emissão rigorosos da UE (por exemplo, óxido de nitrogênio) também podem ser cumpridos sem pós-tratamento de gases de escape.
Essa conquista está alinhada com um dos quatro pilares estratégicos da Rolls-Royce: menor emissão de carbono e habilitação digital.
—Vemos o hidrogênio como um dos principais elementos da transição energética. Com nossa estratégia de tornar nossos motores adequados para o uso de combustíveis sustentáveis, faremos uma contribuição decisiva para seu sucesso— explicou Dr. Jörg Stratmann, CEO da Rolls-Royce Power Systems.
—O certificado aumenta a segurança do investimento para nossos clientes. Eles podem ter certeza de que poderão usar hidrogênio como combustível com nossos motores no futuro. Com esta etapa, atingimos outro marco em nosso roteiro de hidrogênio —disse Tobias Ostermaier, presidente da unidade de negócios Stationary Power Solutions da Rolls-Royce Power Systems.
A primeira instalação de motores mtu funcionando com 100% de hidrogênio está planejada para o início de 2025 para o projeto do farol Enerport II no porto interior alemão de Duisburg. O gerador já atingiu a saída total desejada do projeto de um megawatt no banco de testes.
Rolls-Royce entregará a primeira CHP 100% hidrogênio nos próximos meses — A primeira instalação de motores mtu operando 100% com hidrogênio está planejada para o início de 2025 para o projeto farol Enerport II no porto interior alemão de Duisburg. As duas usinas combinadas de calor e energia contribuirão para o fornecimento de energia neutra em CO2 no novo terminal de contêineres. Os engenheiros da Rolls-Royce estão atualmente testando os motores na fábrica de motores a gás em Augsburg antes de serem entregues. Os testes do motor a gás mtu Série 4000 L64 de 12 cilindros mostraram características de desempenho, eficiência e emissões muito boas. O motor já atingiu a saída total desejada do projeto de um megawatt. No curso do desenvolvimento posterior, são esperados 1,2 megawatts.
Enquanto isso, a Rolls-Royce montou a infraestrutura necessária para os testes de motores a hidrogênio nas fábricas de Augsburg e Friedrichshafen.
Motores de hidrogênio da próxima geração — Em 2024, a Rolls-Royce começou a trabalhar em um consórcio com cinco empresas e centros de pesquisa para desenvolver as tecnologias necessárias para motores de combustão de hidrogênio altamente eficientes para alimentar usinas combinadas de calor e energia (CHP). Como parte do projeto Phoenix (Performance Hydrogen Engine for Industrial and X) financiado publicamente, o motor de hidrogênio de próxima geração está definido para gerar a mesma energia elétrica e térmica (densidade de potência e eficiência) que as unidades CHP de gás natural atualmente disponíveis na faixa de saída maior (até 2,5 MW) pela primeira vez.
As usinas de energia de motores H2 sem CO2 seguem as usinas de gás natural e biogás como a espinha dorsal da transição energética — Como parte da expansão das energias renováveis, o governo alemão decidiu a favor da construção de mais usinas de energia a gás com sua estratégia de usinas de energia e quer promovê-las. Plantas de motores a gás menores e descentralizadas, em particular, podem equilibrar de forma flexível a alimentação flutuante de energia eólica e solar na rede, dependendo das condições climáticas. Geradores de biogás estão sendo usados atualmente para reduzir as emissões de CO2.
—Mal podemos esperar para ver nossa primeira CHP de hidrogênio sem CO2 em operação no porto de contêineres de Duisburg em breve. Assim que a disponibilidade de hidrogênio verde for garantida, a tecnologia para motores de hidrogênio de última geração altamente eficientes promovida no projeto Phoenix também estará prontaexplicou Tobias Ostermaier, presidente da unidade de negócios Stationary Power Solutions da Rolls-Royce Power Systems.