guindaste-circular

20/07/2024

A instalação do A-Frame aumenta a capacidade das embarcações eólicas offshore

O guindaste circular PTC210-DS da Mammoet realiza uma elevação eficiente em estrutura A para o navio de instalação de carga pesada da Van Oord, Svanen, no setor de energia eólica offshore.

À medida que as turbinas eólicas offshore continuam a crescer para alcançar maior eficiência, o mesmo acontece com os seus componentes. Isso significa que as embarcações utilizadas para sua instalação e manutenção deverão passar por atualizações para lidar com esses componentes maiores.

Quando o navio Svanen, de propriedade da Van Oord, recebeu uma grande atualização, um elemento-chave foi a instalação de um A-Frame maior. Isto permitir-lhe-ia instalar fundações monopilares maiores e de próxima geração para turbinas eólicas offshore no mar.

Pesando 960 toneladas, medindo 26 metros de largura e 30 metros de altura, o novo A-Frame aumentaria a altura total do Svanen para 125 metros.

Com poucos guindastes no mundo capazes de içar a 65 metros de altura para passar pelo convés do navio, o guindaste anelar PTC era perfeito para o trabalho – permitiu que a estrutura fosse pré-fabricada e içada como uma unidade completa.

Isto não só permitiu uma montagem mais segura do A-Frame, mas também reduziu drasticamente o tempo de inatividade da embarcação eólica offshore. Um projeto que poderia levar um ano foi concluído em poucos meses e o trabalho pesado foi executado em apenas uma semana, graças à estreita colaboração entre Mammoet e Van Oord.

Escopo duplo: levantamento pesado e transporte no loca — A Mammoet foi abordada para apoiar dois elementos do projeto. O primeiro foi o transporte e levantamento dos três componentes principais que compunham o A-Frame.

Estes foram fabricados pela Holland Shipyards em dois armazéns separados perto de Rotterdam, antes de serem enviados por navios de navegação interior para a sede da Mammoet no cais em Schiedam.

Uma vez em Schiedam, o A-Frame foi descarregado em Transportadores Modulares Autopropelidos Mammoet (SPMTs) e transferido para uma área de armazenamento.

Para toda esta fase, foi utilizada uma combinação de mastros de pórtico, guindastes sobre esteiras, um guindaste portuário de 250 toneladas e sheerlegs flutuantes.

O segundo estágio foi o guincho principal do PTC. Isso fez com que o A-Frame montado fosse conduzido por 66 metros usando 64 linhas de eixo do trailer SPMT e estacionado em um suporte temporário, pronto para o PTC realizar o içamento.

A configuração do guindaste circular PTC para realizar a elevação foi de 107 metros de lança principal, 67 metros de lança oscilante e mais de quatro mil toneladas de contrapeso.

Pesando o desafio — O maior desafio para a equipe de engenharia foi estabelecer como diferentes peças fabricadas em dois locais distintos se comportariam como um componente integrado.

Não foi possível saber com precisão o seu peso final, nem o seu centro de gravidade exato. Julian Alkemade, gerente de projetos da Mammoet, explica—Conseguimos estimar um determinado peso antes de colocá-lo em um navio e enviá-lo para Schiedam para montagem final, mas você sempre tem o problema de combinar essas peças, soldá-las e aparafusá-las, você não tem certeza de qual será o peso exato. Sempre há desvio dentro de uma determinada porcentagem—.

Por conta disso, a equipe realizou uma operação de pesagem no A-Frame depois de montado. Eles também planejaram duas configurações de cordame separadas, com a direção a ser tomada dependendo dos resultados da pesagem.

—Entre o gancho do guindaste e o próprio A-Frame há muito aço, manilhas e ilhós, por isso tínhamos dois planos —acrescenta Alkemade. —A campanha de pesagem foi uma parte muito importante e integrante do processo. Determinou se usamos ilhós mais longos/curtos, manilhas maiores/menores ou mudamos os olhais de elevação—.

Guindaste de anel certo, lugar certo —A instalação do A-Frame demorou apenas uma semana. A eficiência deste projeto de energia eólica offshore deveu-se ao relacionamento próximo da Mammoet com o cliente, facilitando o fácil acesso ao guindaste, e ao fato de o guindaste anelar PTC possibilitar a instalação da estrutura em um único levantamento pesado. Ele permitiu uma solução plug-and-play mais segura e eficiente.

—Atualmente estamos apoiando a Van Oord com uma série de desenvolvimentos no setor de energia eólica offshore para apoiar o manuseio eficiente de monoestacas —disse Remco Zandstra, Gerente Comercial da Mammoet.

—Ao nos envolvermos no início do projeto, conseguimos garantir que o equipamento certo fosse reservado para este projeto único. Estamos orgulhosos de apoiar as ambições impressionantes da Van Oord no âmbito da transição energética mais ampla—.