joao-candido-portinari

18/07/2024

João Candido Portinari mostra obras inéditas de ‘Portinari’ ao presidente da Itália Sergio Mattarella

E ao o senador Rodrigo Pacheco.

João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e único filho do pintor, esteve em Brasília por um motivo especial. Sua missão nessa visita foi mostrar ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, quatro painéis de Portinari, pintados no início da década de 1930 e nunca antes exibidos ao público.

A apresentação aconteceu durante a visita dos dois à exposição “Oltreoceano”, no Salão Negro do Congresso Nacional, no dia 15 de julho (segunda-feira). O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, acompanhou a visita.

O convite a João Candido, de acompanhar o presidente, foi feito pelo embaixador da Itália, Alessandro Cortese.

Os painéis expostos foram uma encomenda a Portinari da Embaixatriz Sofia Cantalupo, também retratada por ele.

Este será o segundo encontro de João Candido Portinari com o presidente italiano. O primeiro foi em 2022, quando recebeu de suas mãos uma das mais altas condecorações da República Italiana, a “Stella d’Italia”, em 2022. A homenagem foi conferida em reconhecimento à promoção e consolidação das relações entre o país europeu e o Brasil através das obras do pintor, de descendência italiana.

— É uma honra e uma alegria imensas apresentar ao presidente Mattarella estas obras de meu pai, Candido Portinari, expostas pela primeira vez ao público após ficarem na Embaixada da Itália por 90 anos. O convite do embaixador Alessandro Cortese me sensibilizou profundamente. Como neto de imigrantes italianos, sinto-me privilegiado por compartilhar este momento tão significativo, especialmente no ano em que celebramos os 150 anos da imigração italiana no Brasil. O Presidente Mattarella se emocionou ao saber que as últimas palavras de meu pai, proferidas em seu leito de morte, foram em dialeto vêneto, o idioma que ele ouvia na casa de seus pais quando criança—.