Empresa divulga pesquisa sobre o impacto do aplicativo na vida dos cariocas. Nove em cada dez entrevistados afirmam que o surgimento de aplicativos de mobilidade melhorou a sua vida, sete em cada dez moradores da região metropolitana do Rio utilizam habitualmente o serviço de carro por meio de apps, e 78% dos cariocas conhecem alguém que trabalha ou já trabalhou com apps de mobilidade.
A Uber celebra uma década de operação no Rio de Janeiro, primeira cidade a receber o aplicativo no Brasil. Para marcar essa ocasião especial, a empresa divulga dados inéditos sobre o impacto do serviço na vida dos cariocas. O estudo, realizado pelo Instituto Datafolha, mostra que sete em cada dez moradores da região metropolitana do RJ utilizam habitualmente o serviço de carro por aplicativo.
O impacto na qualidade de vida das pessoas também foi avaliado e 94% dos entrevistados acreditam que a chegada dos apps de mobilidade, liderada pela Uber, proporcionou mais autonomia para se locomover na região metropolitana. Além disso, 79% dos usuários passaram a frequentar mais locais da sua cidade e 78% afirmam se sentirem mais seguros para sair sozinhos.
Ainda sobre segurança, 95% da população concorda que o uso do app ajuda a evitar acidentes com pessoas que consumiram álcool e 86% dizem que o app melhorou a vida das mulheres, principalmente ao retornarem para casa do trabalho ou eventos. Ao todo, 77% dos usuários passaram a ir mais vezes a consultas médicas, exames e outros compromissos de saúde devido ao uso do aplicativo.
Impacto econômico — Cerca de 78% dos cariocas conhecem alguém que utilizou apps como o da Uber para gerar renda e 94% acreditam que serviços oferecidos pelo app, como Uber Flash e Direct, ajudam na operação de pequenas empresas. Para 68%, os aplicativos melhoraram a economia do Brasil como um todo.—Como pioneira, a Uber mantém o desafio de continuar transformando a maneira como milhões de brasileiros se locomovem, gerando oportunidades econômicas e oferecendo ainda mais opções de serviço por meio da nossa tecnologia— afirma Silvia Penna, Diretora-geral da Uber no Brasil.
Confira outros dados da pesquisa Datafolha sobre o impacto da chegada da Uber no Rio de Janeiro: nove em cada dez entrevistados afirmam que o surgimento de aplicativos de mobilidade melhoraram a sua vida; 97% afirmam que as plataformas ajudam as pessoas a complementar a renda; 87% acreditam que os apps contribuem para a redução do desemprego; 66% dos usuários deixaram de dirigir quando consomem bebida alcoólica; 73% saem mais à noite e aos finais de semana; 68% passaram a usar mais o transporte público, combinado com apps; 87% acreditam que dependem menos do carro particular.
Relatório da Pesquisa: Uber realiza campanha de premiação para motoristas — Como parte da celebração de 10 anos da Uber no Brasil, alguns parceiros e parceiras da cidade do Rio de Janeiro foram homenageados com o “Troféu 10 anos” e um valor especial de R$10 mil em agradecimento pela preferência em usar o app da Uber e por serem parceiros de destaque em categorias como tempo na plataforma e número de viagens realizadas usando o aplicativo. A homenagem marca o início de um calendário com ações voltadas aos motoristas parceiros que serão realizadas até o final do ano, como forma de valorizar quem ajudou a dirigir a história da empresa no Brasil. Entre as ações estão homenagens a parceiros de destaque, incluindo entrega de troféu e valor financeiro, e campanhas que vão distribuir valores promocionais de até R$10 mil.