—Provamos, no primeiro ano de nossa gestão, que não há dicotomia entre lucro e responsabilidade social. Minha sensação, com tudo o que a gente realizou, é de dever cumprido—frisa o executivo.
O presidente da Transpetro Sérgio Bacci, divulgou podcast no dia 10 de julho (quarta-feira), onde faz um balanço do seu primeiro ano à frente da administração da empresa. No balanço que fez da sua gestão, Bacci comentou os bons resultados alcançados, destacou a importância dos investimentos sociais e abordou os próximos passos para que a Transpetro tenha desempenho cada vez melhor.
Para o presidente os bons resultados estão diretamente relacionados à capacidade técnica e ao empenho dos trabalhadores e trabalhadoras da companhia. —Nós alcançamos um superávit financeiro sem vender nenhum ativo da empresa. Isso significa que conseguimos ter resultados a partir do nosso trabalho. Temos muito orgulho disso —afirma em referência ao lucro líquido de R$ 498 milhões atingido pela companhia em 2023.
Bacci destacou ainda o papel a ser desempenhado por uma empresa estatal. —Provamos, no primeiro ano de nossa gestão, que não há dicotomia entre lucro e responsabilidade social. Minha sensação, com tudo o que a gente realizou, é de dever cumprido— frisa.
O presidente cita algumas ações que o deixaram especialmente feliz em seus primeiros 12 meses no comando da empresa. Entre elas, as hortas comunitárias espalhadas pelo Brasil, que beneficiam mais de 50 mil pessoas direta e indiretamente; o Projeto Abraça Caípe, na Bahia; e o Projeto Transformar, voltado aos moradores vizinhos às nossas unidades operacionais. —Tivemos ainda papel fundamental em duas crises climáticas que afetaram o país: as secas no Norte e as enchentes no Sul. Nesses momentos, se as estatais não atuarem, nenhuma outra atuará —comenta.
Em relação ao futuro da Transpetro, Bacci informa que novos projetos já estão sendo implementados. Como exemplo, cita o lançamento do edital público de patrocínio para o incentivo ao esporte e à cultura no país e o concurso público para o reforço de nossas equipes de trabalho. —Queremos fortalecer a companhia, com mais pessoas dentro dela, tanto em terra quanto em mar—.
Bacci destaca ainda o lançamento, neste mês, do edital de construção de novos navios para a frota da Transpetro. —Esse é um projeto importante, não só para a companhia, mas para o Sistema Petrobras, que vai ter mais navios à sua disposição, e para o país, pela geração de emprego e renda no Brasil —avalia.