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10/07/2024

Transferência de guindaste e SPMT diminui o tempo de inatividade para carregamento de TP

A manobra de peças de transição utilizou o método de transferência de SPMT e guindaste sobre esteiras rápido e eficiente para um parque eólico offshore.

A 22 quilômetros da costa escocesa, Moray West marca o terceiro parque eólico offshore na região de Moray Firth, juntando-se a Moray East e Beatrice.

O projeto de energia limpa ajudará a fornecer um suprimento de eletricidade de baixo custo e baixo carbono para até 1,33 milhão de residências.

Tendo já trabalhado juntos no passado, o Global Energy Group confiou na orientação e engenharia da Mammoet quando um método RoRo planejado para descarregar os TPs não era mais viável.

A Mammoet propôs o transbordo dos TPs para transportadores modulares autopropelidos (SPMTs) usando um guindaste sobre esteiras, com seu lastro apoiado por uma combinação de linha de eixo separada.

O método resultou em maior manobrabilidade e menos tempo de inatividade entre os içamentos. Também evitou que as marés variáveis ​​no porto de manobra impactassem a operação.

Transição suave de TP usando SPMT e guindaste sobre esteiras — O escopo da Mammoet para o trabalho neste projeto de energia limpa era receber os componentes no Porto de Nigg após o transporte marítimo, descarregá-los em reboques SPMT e, em seguida, levá-los para uma área de armazenamento temporário onde os trabalhos de pré-instalação pudessem ser realizados.

Uma vez que os TPs estivessem prontos para serem entregues no mar, eles seriam levados de volta ao cais pela SPMT em lotes de quatro, para serem coletados e entregues ao local do parque eólico offshore pelo navio de instalação.

O plano original era levar os TPs para fora dos navios usando o transporte SPMT com um acessório de manuseio de TP. No entanto, esse plano teve que ser alterado no final do estágio de planejamento. Oliver Smith, gerente comercial sênior da Mammoet, explica o porquê:

—À medida que as coisas se desenvolviam, novas informações sobre planos de estiva, como os TPs seriam dispostos no navio de entrega e as alturas e os arranjos de amarração significavam que isso não era mais uma opção.

Tudo se resumia à metodologia de carregamento e o carregamento não alinhado, com grande parte disso sendo o fato de que o navio seria atracado na popa do cais. Isso significava que não havia espaço suficiente para colocar um manipulador de TP no navio e retirar os TPs dele.

Fomos capazes de fornecer soluções para alterar o design da grade para permitir que funcionasse, mas, em última análise, para dar suporte a uma abordagem holística para levar os componentes de A para B, criamos uma solução de guindaste sobre esteiras—.

Eficiência de transporte e elevação pesada com uma solução de guindaste sob medida — Havia dois tipos de TP: 60 unidades pesando cerca de 505t, para dar suporte a turbinas eólicas offshore, e duas peças de transição de plataforma de subestação offshore (OSP) mais pesadas pesando cerca de 832t.

Os 60 TPs foram içados do navio usando um guindaste sobre esteiras LR11350 em uma configuração de 32 linhas de SPMT. O guindaste era apoiado por uma combinação de linha de 24 eixos separada, que era usada para manobrar a bandeja de lastro.

Smith explica os benefícios de economia de tempo desse método: —É possível mover a bandeja por guindaste, mas precisávamos de um mecanismo mais rápido e eficiente, e é por isso que usamos o transporte SPMT. Se você levantar a bandeja por guindaste e tiver quase 600 t de lastro, você deve levantar bloco por bloco para realocá-lo. Com o SPMT, uma vez que ele assume a carga do vagão de lastro, ele pode se mover mais rápido—.

Lidando com desafios de levantamento pesado — Os TPs chegaram ao porto em números variados, variando em tamanhos de lote de 4 a até 16. Isso causou desafios às vezes, especialmente se houvesse atrasos nos navios, que tinham que fazer a longa viagem dos Emirados Árabes Unidos para o Reino Unido, através do Canal de Suez.

Assim como a equipe fez no início para chegar a uma solução de guindaste usando SPMT e guindaste sobre esteiras quando os planos foram alterados, eles foram capazes de se adaptar, gerenciar e evitar que mudanças de cronograma causassem problemas.

A solução de guindaste também significou que o estágio de descarregamento não seria impactado negativamente pelas marés, pois os componentes foram retirados do navio em vez de serem rolados para fora.

O forte relacionamento de trabalho que a Mammoet tem com o cliente é construído em anos de confiança, tendo realizado vários projetos bem-sucedidos de transporte e elevação pesada no mesmo local, incluindo para o Seagreen Offshore Wind Farm.

—Nossa relação de trabalho foi construída em anos de confiança, tendo realizado projetos anteriores bem-sucedidos de transporte e elevação pesada no mesmo local, incluindo o Seagreen Offshore Wind Farm. Temos uma boa relação de trabalho com o porto e conseguimos trabalhar juntos de forma muito complementar —conclui Smith.

—Como temos boa experiência um com o outro, podemos trabalhar bem como uma equipe para entregar projetos com segurança e eficiência e, finalmente, dar ao cliente final o benefício dessa boa relação de trabalho.

Acho que seu sucesso foi uma prova do início do projeto, quando trabalhamos juntos e oferecemos feedback de engenharia transparente que nos permitiu mudar o planejamento no último minuto para usar o guindaste e concluir o projeto para um cronograma mais rápido—. | www.mammoet.com