Solenidade de posse foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), no dia 02 de julho (terça-feira).
A nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Espírito Santo (Sindicopes) tomou posse na manhã do dia 02 de julho (terça-feira). A solenidade foi realizada no Auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.
No discurso de posse, o novo presidente do sindicato, Thiago Botelho, reforçou que dará continuidade ao trabalho feito pela gestão anterior, de Gustavo Barbosa (2021-2024), para fortalecer o setor. —Temos muitas expectativas boas com esse momento que o Espírito Santo está vivendo. Esperamos contribuir melhorando a infraestrutura do Estado e possibilitando que ele cresça ainda mais— afirmou.
Além disso, o novo presidente também falou sobre as pessoas que são exemplos de associativismo e estão presentes desde cedo em sua formação. —Me sinto honrado e emocionado pelos vínculos afetivos que me ligam à entidade que passarei a presidir até 2027. Essas ligações consistem nos meus maiores exemplos, são eles o meu pai, Ozimar Botelho, que acompanha a diretoria desde 2002, e meu avô, Amaury de Souza, que iniciou a vida sindical em 1990, presidindo o Sindicopes até 1993—.
O vice-presidente da Findes, Wellington Villaschi Filho, destacou a dedicação e condução de Gustavo Barbosa, que presidiu o sindicato nos últimos três anos, e desejou sucesso à nova gestão de Thiago Botelho. —Além da relevância econômica para o Espírito Santo,
o Sindicopes é um exemplo de associativismo. Sempre participou de forma ativa das agendas da Federação. Parabenizo a nova diretoria e o novo presidente e afirmo que a Findes está sempre de portas abertas para atender as agendas e pautas prioritárias do sindicato—.
A solenidade contou também com a participação dos novos membros, do secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno; do deputado estadual Mazinho dos Anjos; além de representantes da Prefeitura de Vitória, da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon).
Setor — Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2022) do Ministério do Trabalho, o sindicato gera mais de 20 mil empregos formais no Espírito Santo e possui 1,2 mil empresas, distribuídas entre micro (87%), pequena (10,2%), média (2,2%) e grande (0,6%). As cidades onde as empresas de construção pesada mais geram emprego são: Serra (7.896), Vitória (3.309), Vila Velha (1.833) e Itarana (734).
A nova diretoria do Sindicopes.: Diretoria executiva: Presidente: Thiago Pádua de Souza Botelho -1° Vice-Presidente: Gustavo Peters Barbosa ; 2° Vice-Presidente: Elielson Gomes Ferri; Diretor Adm. Financeiro: Gabriel Zanotti Barroso; Diretor Adm. Financeiro Adjunto: Vinicius Calabrez da Silva; Diretor para assuntos jurídicos: José Carlos Toscano; Diretor Obras Públicas: Hubert Nunes Brunner; Diretor Obras Privadas: Fernando Furtado Ribeiro.
Conselho Fiscal: Ozimar de Lima Cruz Botelho; Harley Cesar Almenara Ribeiro.
Delegantes representantes junto à Findes: Gustavo Peters Barbosa; Thiago Pádua de Souza Botelho.