Etapas importantes de um dos maiores complexos da América Latina estão sob atuação da Armac, que lidera todo o processo de terraplenagem e escavações de base eólica.
Minas Gerais e o Rio Grande do Norte são referências na produção de energia renovável. No Norte de Minas estão concentradas algumas das principais estruturas para geração de energia solar do País. Já o estado nordestino tem a maior capacidade instalada de energia eólica do Brasil. A Armac atua em importantes obras para construção de parques de energia renovável nestas duas regiões.
Um dos destaques no Rio Grande do Norte é o parque eólico localizado na Serra do Tigre, um dos maiores complexos da América Latina, com uma potência instalada de 756 MW, proveniente de 168 aerogeradores, em processo de instalação nos municípios de Currais Novos, São Tomé, Lajes Pintadas, Coronel Ezequiel e Picuí, com conclusão prevista para o final de 2024. A Armac lidera todo o processo de terraplenagem e escavações de base eólica. A preparação do terreno e instalação das fundações das turbinas eólicas e montagem das torres são processos fundamentais na construção de um parque eólico e devem obedecer a rigorosos critérios técnicos de segurança.
Esse novo complexo faz parte de outros parques que fazem o Brasil se destacar como um dos principais produtores de energia eólica no mundo, ocupando a 6ª posição no ranking global de Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
A experiência de 20 anos da Armac em grandes obras de infraestrutura e em operações sucroenergéticas, especialmente em movimentação de biomassa, consolida a companhia como uma importante fornecedora em grandes projetos de geração de energia renovável no Brasil. Os diferenciais são capacidade de reação e entrega e cobertura diferenciada em serviços de manutenção.
Expansão de parques solares — O apoio da Armac em projetos de energia renovável também tem forte presença em Minas Gerais. Projetos em cidades como Jaíba e Janaúba conta mais de 100 equipamentos da companhia para a execução de serviços de terraplanagem e outros de preparação de terreno. A região do Norte de MG tem, por exemplo, o maior parque solar da América Latina, o parque instalado em Janaúba, com capacidade de geração de 1,2GW, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de mais de um milhão de residências.
—Nosso apoio nos processos de terraplenagem e supressão vegetal é essencial na montagem inicial do projeto. Oferecemos alta disponibilidade física dos equipamentos e condições que todos os prazos sejam cumpridos, graças nossa excelência em manutenção— afirma Bernardo Veroneze, head comercial da Armac.
Com os crescentes investimentos em projetos de energia renovável no Brasil, a Armac enxerga oportunidade de expansão de sua atuação neste segmento. A recente parceria da companhia com a Terram Engenharia, por meio da assinatura de contrato de compra de 65% das ações da empresa de terraplenagem, geotecnia, contenções, drenagem e pavimentação, soma-se aos diferenciais oferecidos pela empresa em seu propósito de seguir apoiando as pessoas e empresas que constroem o Brasil.
Armac— Há 30 anos no mercado, a Armac é referência nacional em prestação de serviços e locação de máquinas pesadas e equipamentos. A empresa tem 10 mil ativos entre Linha Amarela, caminhões e empilhadeiras, entre outros tipos. O propósito da companhia é servir quem constrói o Brasil. Os principais valores são segurança em primeiro lugar, disciplina e integridade, orgulho em servir, simplicidade e humildade, coragem para fazer acontecer e atitude de dono. A companhia mantém operações em todas as regiões do Brasil e conta com estruturas mecânicas, comerciais e administrativas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pará e Amazonas. No total, são mais de 6 mil colaboradores. A Armac se destaca no mercado nacional pela excelência em manutenção. O complexo de oficinas tem 300 mil m², em Vargem Grande Paulista (SP), é uma das maiores estruturas de manutenção da América Latina. A empresa desenvolveu a Academia Bravos, uma escola própria para a formação, qualificação e treinamento de mecânicos especializados em máquinas pesadas, encarregados e outras atividades necessárias para o negócio. A companhia é listada na B3 Novo Mercado, que exige o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores.