É a primeira balsa de nove da frota, híbridos IMO HSC (High-Speed Craft), deste tamanho e classificado como um navio “Green Plus” pela sociedade classificadora italiana RINA, os mais rápidos no mar do mundo, e livre de emissões no porto, que entrarão em serviço na Sicília e as ilhas vizinhas Eólias e Égadas, bem como entre o continente italiano, a Croácia e a Eslovênia.
A empresa de navegação italiana Liberty Lines lançou cerimonialmente o primeiro ferry rápido híbrido do mundo desta categoria e tamanho em Trapani, Sicília, no dia 27 de junho (quinta-feira), a embarcação é movida por um sistema de propulsão híbrido mtu da Rolls-Royce.
O navio de 39,5 metros de comprimento tem capacidade para 251 passageiros, atinge uma velocidade de mais de 30 nós e reduzirá significativamente o impacto das operações do navio no meio ambiente. O “Vittorio Morace”, construído pelo estaleiro espanhol Astilleros Armon e projetado pela Incat Crowther, é o primeiro ferry rápido híbrido IMO HSC (High-Speed Craft) deste tamanho e foi classificado como um navio “Green Plus” pela sociedade classificadora italiana RINA.
O novo membro da frota, que leva o nome do fundador da empresa de navegação, é o primeiro de nove balsas que operarão entre a Sicília e as ilhas vizinhas Eólias e Égadas, bem como entre o continente italiano, a Croácia e a Eslovênia.
A parte elétrica a bateria do acionamento é usada para condução local sem emissões na área do porto e como um reforço. As emissões de CO 2 são reduzidas pelos motores a diesel mtu Series 4000 particularmente eficientes, que também podem funcionar com diesel renovável (HVO, óleo vegetal hidrotratado). Seu uso pode reduzir a pegada de CO 2 em até 90 por cento. Além disso, o peso geral comparativamente baixo dos motores e do sistema de acionamento híbrido contribui para a alta eficiência de propulsão da embarcação, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões.
Sem comprometer a velocidade e o alcance, mas ecologicamente correto: — Escolhemos os sistemas híbridos mtu porque queremos minimizar o impacto ambiental da nossa nova frota sem comprometer a alta velocidade e o alcance dos nossos navios. Como confiamos nos produtos mtu há décadas , optámos também por esta parceria para a grande renovação da nossa frota— afirma Gennaro Carlo Cotella, CEO da Liberty Lines.
Os 31 ferries da Liberty Lines são uma tábua de salvação para os habitantes do arquipélago siciliano — As 31 balsas da frota da Liberty Lines operam o ano todo, transportando mais de três milhões e meio de passageiros em rotas de até 100 milhas náuticas. Elas não servem apenas como navios de excursão turística, mas são, acima de tudo, uma importante tábua de salvação para muitos moradores das ilhas que precisam se deslocar regularmente. As mais conhecidas são as Ilhas Eólias de Panarea, Stromboli, Vulcano, Alicudi, Filicudi, Lipari e Salina, que são Patrimônios Mundiais da Unesco.
—A Liberty Lines é a parceira ideal para demonstrar o progresso que pode ser feito em direção à operação de navios ecologicamente correta e climática: usamos todas as possibilidades e combinamos motores de combustão altamente eficientes com pós-tratamento de gases de escape, baterias e motores elétricos com um sistema de controle eletrônico inteligente para criar um sistema otimizado para emissões. Junto com a Liberty Lines, Armon e Incat Crowther, desenvolvemos uma balsa de passageiros que definirá novos padrões nesta categoria de construção naval. Estamos orgulhosos disso. Nosso objetivo é ajudar esta tecnologia a atingir um avanço.” O negócio Marine é uma das cinco principais iniciativas estratégicas apresentadas pela divisão Power Systems no Rolls-Royce Capital Markets Day em novembro de 2023— diz Denise Kurtulus, vice-presidente global de Marine da Rolls-Royce Power Systems.
Automação e monitoramento: mtu NautIQ Blue Vision NG e mtu NautIQ Foresight — Todos os componentes são coordenados pelo sistema de controle e monitoramento mtu NautIQ Blue Vision NG. Os sistemas completos de propulsão dos dois primeiros navios serão monitorados pelo sistema de monitoramento de saúde dos equipamentos mtu NautIQ Foresight. Recolhe dados sobre o estado técnico e analisa-os e armazena-os para melhorar a disponibilidade operacional do navio, reduzir os custos de manutenção e diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO 2 .
Como funciona o sistema de propulsão híbrido mtu? Ao entrar e sair das áreas portuárias, as baterias garantem manobras silenciosas e sem emissões. Elas fornecem energia para todos os equipamentos elétricos do navio e os propulsores de proa. Quando o navio sai do porto e aumenta a velocidade, os motores de combustão mtu são usados. Eles acionam as hélices diretamente, permitindo que o navio viaje a velocidades de até 30 nós. Ao mesmo tempo, eles acionam os motores elétricos híbridos por meio das caixas de engrenagens para carregar as baterias e abastecer os consumidores elétricos a bordo sem ter que operar os geradores. Os geradores a bordo estão disponíveis como backup. Quando o navio está no porto, as baterias são usadas para todo o fornecimento elétrico a bordo durante escalas mais curtas, também silenciosamente e sem emissões, sem geradores de energia. Durante escalas mais longas, a energia da costa pode ser conectada para recarregar as baterias.
Dados técnicos mtu Hybrid PropulsionPacks para balsas Liberty Lines: motores de combustão: duas x mtu 16V4000 M65L, classificados a 2560 kW a 1800 rpm. Em conformidade com as emissões IMO Tier III e US EPA Tier 4, juntamente com sistemas de pós-tratamento de exaustão mtu SCR.
Caixas de engrenagens: Reintjes WVSA-1542 com capacidade híbrida e PTO/PTIs com embreagem para interface com máquinas elétricas.
Máquinas elétricas: duas x máquinas eletrônicas de ímã permanente Danfoss Editron EM-PMI375 T1100-2900. Fornecendo neste caso cerca de 130 kW cada de potência de propulsão e, quando em modo de carregamento, até cerca de 260 kW cada. Por utilizar motores elétricos de velocidade variável, permite a utilização de hélices simples de passo fixo para a embarcação.
Grupos geradores: dois grupos geradores de velocidade variável de 100 kWe, operando de 1000 a 2400 rpm, com geradores PM leves.
Baterias: três x 11 EST Green Orca 1050 Battery Packs (346 kWh total instalado).
Quadros de distribuição CC (incl. conversores de energia CC, disjuntores, filtros e equipamentos de proteção).
Sistema de gerenciamento de energia elétrica.
mtu NautIQ Blue Vision NG_Sistema de Controle e Monitoramento Híbrido – controlando e monitorando todo o sistema de Propulsão Híbrida, e também os principais sistemas do navio (como tanques, alarmes de porão, grupos geradores, etc.)