convenio-tex-brasil

27/06/2024

Texbrasil é renovado pela Abit e ApexBrasil

Convênio prevê investimentos totais de R$ 40,9 milhões para promover a internacionalização da indústria têxtil, de confecção e da moda brasileira e ampliar as exportações do setor.

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) teve a 13ª renovação de convênio. O novo ciclo, referente ao biênio compreendido entre os meses de junho de 2024 a maio de 2026, prevê investimentos totais de R$ 40,9 milhões, considerando R$ 21,7 milhões de recursos da Agência e R$ 19,2 milhões da contrapartida, para promover a internacionalização e alavancar os negócios da indústria têxtil, de confecção e da moda brasileira, em todas as etapas de seu processo exportador.

O programa já atendeu mais de 1.800 empresas durante mais de duas décadas de realização. Atualmente, apoia cerca de 400 empresas, com relevante participação de micro e pequenas empresas, dos segmentos de vestuário, têxtil, cama, mesa e banho, não-tecidos e tecidos tecnológicos. Nesta nova etapa, as ações contemplarão a promoção de negócios, competitividade e qualificação, desenvolvimento estratégico, estímulo à inovação e práticas de sustentabilidade, defesa de interesses e posicionamento de marcas, além do compromisso de fortalecer e estimular empresas com lideranças femininas.

—Este é um programa que confirma que as parcerias público-privadas são necessárias e, quando mantidas e consolidadas por anos, atingem resultados também consistentes. O Texbrasil tem incentivado empresas a entrar no mercado internacional, capacitando e gerando oportunidades de negócios para vários segmentos e isso se tornou um diferencial que a Abit oferece ao setor — declara Ricardo Steinbruch, presidente da Abit.

No biênio, serão trabalhados 14 mercados-alvo internacionais, como Estados Unidos, México, Colômbia, França, Espanha, África do Sul, Angola e Emirados Árabes Unidos, dentre outros. O propósito é preparação e promoção da competitividade das empresas, para a incursão em feiras internacionais, projetos compradores, roadshows, showrooms e marketplaces. O programa, por meio de ações planejadas, com visão estratégica e de longo prazo, soma conhecimentos sobre o processo de internacionalização para buscar melhores oportunidades para as marcas se capacitarem e fazerem negócios.

—Estamos muito satisfeitos em garantir, mais uma vez, a renovação do convênio com a Abit, que tem oferecido um apoio essencial à internacionalização da produção têxtil brasileira ao longo das últimas duas décadas. Nossa indústria têxtil tem se destacado pela criatividade e pela inovação, com destaque para a digitalização e utilização da inteligência artificial na cadeia produtiva. Sem dizer, é claro, da preocupação permanente com a sustentabilidade e a rastreabilidade no setor —comemora o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

As atividades permitem às empresas participantes do Texbrasil acessarem o mercado global, contribuindo expressivamente para o aumento da competitividade do setor rumo à ampliação das exportações brasileiras. Agenda das iniciativas e eventos internacionais pode ser acessada no site do projeto www.texbrasil.com.br.

Abit — A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 21 de fevereiro de 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de 22,5 mil empresas instaladas por todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,3 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual (em 2021) de R$ 190 bilhões.

Texbrasil — O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de mais de 20 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher o formulário:https://portal.texbrasil.com.br/formulario ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail [email protected] ou no telefone (11) 3823-6089.

ApexBrasil — A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.