Na planta de sistemas de direção em São José dos Pinhais. Empresa concluiu investimento para aquisição de novas máquinas com o objetivo de acrescentar mais etapas locais de fabricação. A planta, que faz parte da divisão Steering, também otimizou a estrutura de logística. Empresa está fornecendo sistemas de direção elétrica para o Kardian, novo SUV da Renault
A divisão Steering da thyssenkrupp, líder mundial em sistemas de direção, anuncia a conclusão de um investimento para a aquisição de novas máquinas com o objetivo de adicionar as etapas locais de fabricação na planta de São José dos Pinhais (PR). Dessa forma, a empresa pôde ampliar o conteúdo local de seus produtos, de forma a atender aos novos contratos de fornecimento firmado com montadoras no Brasil, entre elas a Renault.
De acordo com Conrado Gomes, diretor geral da thyssenkrupp Steering para o Brasil, “adquirimos novos equipamentos para o nosso laboratório e fizemos melhorias gerais na estrutura da planta, principalmente na parte de logística.”
Recentemente, a thyssenkrupp Steering ampliou sua parceria com a Renault e está fornecendo o sistema de direção elétrica para o Kardian, SUV compacto recém-lançado no mercado brasileiro. O projeto envolve uma variedade de sistemas avançados de segurança e assistência ao motorista, como piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência e outros 11 sistemas de assistência ao condutor do programa “Human First”, da Renault. —Nós fornecemos a coluna de direção elétrica desse novo modelo e estamos bastante animados com mais esse projeto com a Renault —diz Gomes.
A colaboração com a montadora francesa reforça o compromisso da thyssenkrupp Steering de oferecer soluções inovadoras e seguras para a indústria automotiva, alavancando, assim, a expertise da companhia em sistemas de direção.
—A parceria com a Renault representa um avanço significativo para o setor, uma vez que impulsiona o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar a experiência de dirigir e garantir a segurança dos usuários —afirma Gomes. —A thyssenkrupp Steering, por sua vez, se consolida como referência em qualidade e excelência, contribuindo ativamente para o progresso e evolução do mercado automotivo—.
Sistemas de direção elétrica —A divisão Steering da thyssenkrupp acompanha de perto a migração acelerada dos sistemas de direção hidráulica para elétrica no segmento automotivo brasileiro. —Não se trata mais de uma tecnologia restrita aos veículos premium, porque até mesmo modelos mais populares já a trazem embarcada —destaca o diretor geral da thyssenkrupp Steering para o Brasil.
A solução de direção elétrica EPS (Electronic Power-Assisted Steering), da thyssenkrupp Steering, é exclusiva da empresa, pois tanto o hardware como o software foram criados pela própria companhia, que conta com um Centro de Desenvolvimento de Software para sistemas de direção em Budapeste, na Hungria. Essa equipe já vem atuando em várias outras inovações relacionadas a tecnologias de direção para veículos autônomos, como o sistema steer-by-wire, que não requer ligação mecânica direta entre o volante e as rodas do automóvel.
Os sistemas de direção elétrica são um pré-requisito para todos os sistemas de assistência eletrônica ao motorista, como estacionamento automatizado, assistência na mudança de faixas, aviso de distância e direção autônoma. Graças à perfeita interação entre hardware e software, a solução da thyssenkrupp Steering proporciona variações de sensibilidade na direção que contribuem para melhorar a dirigibilidade do automóvel e o tornam mais seguro e eficiente em termos de consumo de combustível.
thyssenkrupp e a indústria automotiva —As operações automotivas da thyssenkrupp estão entre as mais representativas e relevantes para a companhia na América do Sul — tanto que nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa.
O portfólio automotivo da thyssenkrupp inclui componentes de motores (eixos de comando, virabrequins e bielas), componentes de suspensão e chassis (sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras), entre outros. A companhia possui fábricas automotivas nas cidades de Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia, em Minas Gerais, São José dos Pinhais, no Paraná, e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo.
Thyssenkrupp —A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 100.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2022/2023 registrou um faturamento de €38 bilhões. Desde 1º de outubro de 2023, as atividades comerciais foram agrupadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 4.000 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 14.630 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes.
Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2022/2023 um faturamento equivalente a R$5 bilhões.