Projeto de Lei tramitava na Câmara Federal desde 2020 e agora cidade é reconhecida em caráter definitivo
Nova Friburgo, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, é reconhecida em definitivo como ‘Capital Nacional da Moda Íntima’. A Lei Federal n° 14.883, sancionada pela Presidência da República, e publicada no Diário Oficial da União, e já está em vigor, o que oficializa o título ao município.
O projeto de lei, que foi apresentado neste ano pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) na Comissão de Educação e Cultura (CE)⁸ do Senado, havia sido proposto em 2020 pelo deputado Luiz Antônio Corrêa (PL-RJ).
Rogério Alves, fundador de um dos maiores escritórios de representação comercial em Nova Friburgo, atua há 35 anos no setor têxtil e explica que o título será um estímulo aos produtores do segmento da Moda Íntima na cidade. —Apesar de tardio, o reconhecimento do potencial gigantesco do polo de moda que é Nova Friburgo é muito importante. Com o título conferido à cidade, esperamos o aumento de compradores e investidores na região, que, junto aos eventos ligados ao setor, são responsáveis por tracionar o sistema econômico friburguense. Dessa forma, a expectativa é de que trabalhadores e empresários do nicho se desenvolvam e continuem contribuindo como motores da economia local, beneficiando ainda outras indústrias que apoiam a da moda, como a do metal mecânico —afirma Rogério.
Segundo o Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest), 160 lojas de lingerie, moda esportiva, praia e roupas de dormir geram aproximadamente 20 mil postos de emprego, sendo dez mil diretos e dez mil indiretos. Além disso, de acordo com dados de 2019 da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a cidade produzia cerca de 114 milhões de peças por ano.