couro-brasileiro

13/06/2024

Couro brasileiro registra US$ 548,4 milhões nas exportações no acumulado do ano, diz CICB

Crescimento de 17,7% sobre o recorte de janeiro a maio do ano passado.

As exportações de couros e peles do Brasil estão crescendo em 2024. No mês de maio, o total remetido ao mercado internacional alcançou o valor de US$ 116,7 milhões (alta de 28% sobre o mesmo mês de 2023). No acumulado do ano, a soma já chega a US$ 548,4 milhões, um crescimento de 17,7% sobre o recorte de janeiro a maio do ano passado. Em área, os números também são positivos: altas de 43,7% em metros quadrados em maio e 26,2% no acumulado do ano.

Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), comenta que os dados, ainda que animadores, são influenciados pelas questões das chuvas e cheias dos rios que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. —O Estado é o número um do ranking de exportadores brasileiros. Mesmo com as dificuldades acarretadas pelas enchentes em empresas e na estrutura logística dos gaúchos, seus índices se mantiveram praticamente estáveis em maio, o que deixa o balanço do mês com uma análise ainda mais positiva — destaca Cunha. O Rio Grande do Sul teve participação de 26,3% nas exportações do Brasil de janeiro a maio desse ano. O recorte imediatamente anterior, de janeiro a abril, foi de 26,6%.

Os principais importadores de couro brasileiro em valores no ano são China e Hong Kong (32,4% de participação), Estados Unidos (13,8%), Itália (12,0%), Vietnã (9,9%), México (5,8%) e Tailândia (3,3%). Todas essas nações estão na rota do couro brasileiro para feiras e missões comerciais nos próximos meses. O projeto Brazilian Leather (parceria entre o CICB e a ApexBrasil) desembarca no início de julho na Ásia para uma missão comercial na Tailândia e outra no Vietnã, além de participar da feira Shoes and Leather Vietnam. Em seguida, curtumes do Brasil participam da feira Lineapelle New York, em Nova York. O segundo semestre se encerrará com participações na All China Leather Exhibition (em Xangai, na China), Lineapelle (Milão, Itália) e ANPIC (León, México). Uma agenda cheia para manter o bom ritmo das exportações de couro do país.