riot-games

08/06/2024

Riot Games cria programa universitário para construir comunidades gamers estudantis pelo Brasil

Iniciativa promove conexão contínua com as novas gerações com ações que se adaptam à rotina na faculdade.

O Brasil tem uma das comunidades gamers mais apaixonadas e engajadas do mundo, que está em constante crescimento: de acordo com a mais recente Pesquisa Games Brasil, o número de brasileiros que afirma jogar algum tipo de jogo digital cresceu 3,8% em comparação com 2023, atingindo 73,9% da população. O público universitário responde por uma fatia importante deste universo — as principais faixas etárias dos gamers brasileiros vão desde os 20 até os 29 anos —, de acordo com a pesquisa.

De forma a estreitar a conexão da marca com este público, a Riot Games — desenvolvedora e publicadora de jogos eletrônicos como League of Legends e Valorant — renova seu programa universitário em parceria com a AcadArena, empresa que reúne mais de 150 atléticas de universidades como USP, UFRJ, UFSC (Santa Catarina), UFS (Sergipe), UFG (Goiás), entre outras pelo país.

Com este programa a Riot abraça especialmente os jovens estudantes do ensino superior que fazem parte destas comunidades e que estão espalhados pelas universidades nos quatro cantos do Brasil, mostrando que mesmo com a rotina da faculdade é possível ter um tempo para relaxar, fazer amigos e se divertir jogando!

Assim como em sua primeira edição, o programa universitário da Riot Games possibilita aos participantes criarem conexões genuínas com pessoas que cultivam a mesma paixão pelos games.

—Todos os projetos organizados pela AcadArena visam fortalecer ao menos um dos nossos pilares: Comunidade, competição e carreira. A variedade de eventos e suporte que estamos realizando com a Riot Games abraça todos eles, um verdadeiro sonho para a comunidade estudantil. A missão é construir o que nós gostaríamos de ter tido durante a universidade— afirma Tomás Macul, co-fundador da AcadArena.

Os participantes ganham benefícios in-game, brindes exclusivos de produtos da Riot, kits dos jogos LOL e Valorant para watch parties, e podem até ver de perto como é a rotina na sede da Riot Games no Brasil. Aos estudantes que desejam trabalhar no mercado de games, o programa oferece desde oportunidades de desenvolvimento nos Esports como Pro Players e casters, até acesso a conteúdos diferenciados e divulgação de oportunidades de trabalho em outras frentes da área de games.

— O engajamento dos estudantes no ano passado foi impressionante e pudemos perceber o quanto os universitários, de diversas regiões do nosso país, compartilham do amor por nossos jogos. Acima de tudo, queremos com este programa mostrar o reconhecimento deste sentimento e oferecer a eles um ‘ponto de encontro’ para expressá-lo, que se adeque à rotina deles na faculdade. Acreditamos que toda energia e vitalidade das comunidades estudantis encontram espaço também nos games, e com nossos eventos e ativações, estes gamers universitários descobrem possibilidades para continuarem conectados com um universo que tanto amam — comenta Natália Arantes, gerente sênior de Comunicação e Marketing da Riot Games Brasil

Copa Aliança terá finais presenciais nos estúdios da Riot Games — Um dos principais eventos do programa universitário da Riot Games é a Copa Aliança, que contempla torneios de Esports dos jogos da desenvolvedora. Em 2023, a Copa Aliança teve participação de mais de mil atletas, com 243 equipes inscritas, abraçando mais de 16 estados do país. Neste ano, além das modalidades de League of Legends, Valorant e Teamfight Tactics, Wild Rift — o MOBA para celular com o mesmo IP de League of Legends – terá sua estreia na competição.

São cerca de mil alunos já inscritos para a edição 2024 do torneio e a etapa eliminatória acontecerá nos meses de junho e julho. Outra novidade é que as finais da Copa Aliança, que ocorrem no segundo semestre, serão realizadas em formato presencial nos estúdios da Riot Games, em São Paulo, garantindo assim a oportunidade única de estudantes experienciarem como é jogar em uma LAN profissional.

O caster de Valorant Guilherme Coelho (Nyang) e Flávia “A Kakarota”, acompanham estudantes na Final da Copa Aliança 2023.

O programa universitário da Riot contemplará mais de 50 dias de competição de Esports ao longo deste ano, com torneios semanais para todos os rankings. E além disso, a Riot integra a este circuito mais uma iniciativa para ampliar e dar maior visibilidade ao cenário competitivo feminino de seus Esports, inserindo torneios inclusivos ao programa.

—A Riot Games busca acompanhar o lifestyle de seu público e entende que os jogadores, entrando em outra fase importante da vida como é a universitária, podem ter, junto aos nossos jogos, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional, e um ponto de encontro com pessoas que compartilham do mesmo sentimento pelos games. O Programa Universitário foi criado para estar ao lado destes jovens em sua rotina acadêmica agregando experiências que vão levar para a vida — acrescenta Rodrigo Friggi, gerente sênior de Publishing da Riot Games Brasil.

A iniciativa ‘Narre com o Pró’ continua em 2024 promovendo o encontro e aprendizado de alunos e profissionais da área de casters e comentaristas de esporte eletrônico. Os alunos que desejam seguir uma carreira neste universo têm a oportunidade de narrar jogos da Copa Aliança ao lado de nomes que já atuam nos campeonatos oficiais da Riot Games de LOL e Valorant.

Os interessados em participar do programa universitário da Riot Games devem ficar ligados nas redes sociais do AcadArena (Instagram) para mais informações.

Riot Games — A Riot Games foi fundada em 2006 com o objetivo de desenvolver, distribuir e apoiar os maiores e melhores jogos centrados nos jogadores. Em 2009, a Riot lançou League of Legends, seu título de estreia, que continua sendo um dos jogos de PC mais jogados do mundo. Nos anos seguintes, a Riot lançou Valorant, Teamfight Tactics, Legends of Runeterra e League of Legends: Wild Rift. Os títulos da Riot levaram à criação de alguns dos Esports mais assistidos e reconhecidos que existem, culminando em eventos como o Campeonato Mundial de League of Legends e o Valorant Champions Tour (VCT), que são vistos por milhões de fãs todos os anos. A Riot também expandiu seu IP em projetos multimídia, incluindo música, quadrinhos, jogos de tabuleiro e a série animada vencedora do Emmy, Arcane.

AcadArena — A AcadArena possui a maior comunidade universitária gamer do Brasil, reunindo mais de 8 mil alunos em sua plataforma. Fundada no sudeste asiático, sua chegada ao Brasil em 2022 visa revolucionar o cenário universitário através de competições, bolsas de estudos, eventos para a comunidade estudantil gamer e trilhas que proporcionam recompensas para as melhores atléticas e atletas de esports. A AcadArena Brasil faz parte do grupo B1ld Gaming e possui parcerias com a Riot Games, além de ser a idealizadora e produtora da Copa Aliança, o maior torneio de games universitários do Brasil. Voltada para a Geração Z, a AcadArena se destaca por conectar e empoderar jovens estudantes, criando um ambiente onde a paixão pelos games se transforma em oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e profissional, refletindo seu compromisso com a inovação e o futuro dos esports.