gatway-dhl

08/06/2024

DHL investe R$ 23 milhões em novo Gateway alfandegado no aeroporto de Viracopos

Este será o maior centro de processamento de cargas de importação da DHL Express no Brasil e o segundo maior da América Latina.

A DHL Express está investindo R$23 milhões em um novo centro de distribuição dentro do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A unidade irá concentrar os recebimentos para distribuição nacional e expedições internacionais para aumentar a capacidade de processamento de cargas importadas.

O projeto foi concebido para inicialmente receber, separar, liberação alfandegária e redistribuir as cargas de duas aeronaves próprias, com seis viagens semanais entre os Hubs em Miami e Campinas. Dessa forma, atende ao fluxo de cargas de seus clientes dos EUA, Ásia e América Latina. As cargas vindas da Europa, por ora, chegam em voos comerciais.

De acordo com informações de Alan Falbo, diretor de operações de aeroporto Brasil da DHL, estima-se que a liberação para funcionamento ocorra no segundo semestre de 2024.

Maior unidade DHL no país — Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, o espaço será o maior centro de processamento de cargas de importação da DHL Express no Brasil, e o segundo da América Latina. Sua operação será de 24 horas tanto em importação courier como de cargas aéreas. Estima-se ainda que sejam processados três mil encomendas por hora, já que o desembaraço aduaneiro ocorre na zona primária e com os despachantes exclusivos DHL Express.

O projeto prevê a criação imediata de 62 empregos, com um crescimento de 15% previsto com a expansão de voos, somando-se aos cerca de 400 mil colaboradores do grupo em mais de 220 países.

Certificada e de acordo com os padrões de segurança exigidos, a DHL conta que o espaço possui mais de 176 câmeras de monitoramento, controle de acessos e alarmes para operar acompanhando a modernização e inovação tecnológica da Receita Federal. Dos produtos processados pela empresa, cerca de 10% provem do e-commerce — sua grande maioria é oriunda do mercado B2B— lembra Mirele Mautschke, CEO da DHL Express no Brasil.

—O Gateway de Viracopos está sendo referência na logística brasileira e funcionará todos os dias da semana sem interrupção. É uma operação de 24 horas de importação courier e de cargas aéreas que contará com uma área de 2,5 mil metros quadrados e um potencial de processamento de 3 mil peças por hora, sem contar a capacidade de armazenamento de cargas aéreas que só a DHL Express possui — afirma Mirele Mautschke, CEO da DHL Express no Brasil.

Sustentabilidade — O prédio será totalmente sustentável equipado com 164 placas de painel solar e iluminação 100% LED para a noite. Assim, a estrutura permite a utilização de iluminação natural ao dia. A expectativa é de uma redução de 45% do consumo de energia. E também o processo de captação de água para reuso.

Segundo a empresa, os investimentos contribuem para uma redução de cerca de 46% no consumo de energia elétrica. Além disso, a infraestrutura conta também com captação de água para reuso, otimizando o consumo e contribuindo com a sustentabilidade.