hotel-nacional

08/06/2024

Seminário Internacional debate a importância do turismo sustentável

Segunda edição do evento reuniu representantes nacionais e internacionais para falar sobre os avanços do segmento para a sustentabilidade e economia do planeta.

No dia 05 de junho (quarta-feira), o Hotel Nacional, localizado no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, recebeu a segunda edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável, promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (INTUS), em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio. Mais de mil pessoas circularam pelo evento ao longo do dia, que contou com a presença de importantes figuras da indústria do turismo e autoridades. Entre os participantes, destacaram-se Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Stephanie Horel, gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil; e Candy Jenniffer Báez Pérez, vice-cônsul da República Dominicana no Rio de Janeiro; entre outros.

Ricardo Carvalho, presidente do Intus, abriu o evento destacando o impacto do turismo para o desenvolvimento econômico tanto do Rio de Janeiro quanto do país. Na sequência, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou de forma remota, deixando uma mensagem aos participantes desta edição. O ministro também enviou um representante para o evento, contribuindo para o debate sobre o tema.

Logo após, Gustavo Tutuca falou sobre a atuação do Governo do Estado para promover a sustentabilidade em todo o Rio de Janeiro.

—A Secretaria de Estado de Turismo prima pelo desenvolvimento sustentável dos destinos do Rio de Janeiro. Não só na promoção dos atrativos, mas tentando, acima de tudo, levar essa conscientização dentro do nosso planejamento e da necessidade de se construir um destino turístico sustentável como o mundo espera nos dias de hoje. Ressaltamos que as políticas voltadas à sustentabilidade no setor integram o nosso Plano Estratégico TurismoRJ + 10 Anos, que busca planejar ações importantes na promoção e consolidação dos destinos fluminenses nos próximos anos. Importante destacar também o trabalho de toda a artesania dos municípios, que estão presentes aqui hoje, utilizando matérias-primas sustentáveis e promovendo a identidade cultural dos seus destinos—afirma Gustavo Tutuca.

Representantes de mais de 79 cidades, sendo 58 do estado do Rio de Janeiro, seis dos demais estados brasileiros e 15 de outros países; além de entidades internacionais de fomento e apoio a projetos sustentáveis, também marcaram presença na segunda edição do seminário reforçando suas iniciativas voltadas para a sustentabilidade no setor de turismo.

O painel intitulado de —Aprendizados vindos do exterior: como alguns países estão fazendo sua transição para um turismo sustentável —contou com apresentações da vice-cônsul da República Dominicana no Rio, Candy Jenniffer Báez Pérez; e da embaixadora da Costa do Marfim, Jennifer Ceres; e da gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel. As especialistas reforçaram que o turismo é uma atividade transversal, e que é preciso que os demais setores de uma cidade funcionem para que a atividade turística prospere.

Outro destaque do evento foi o painel “Turismo fora da capital: como a regionalização do turismo colabora para o desenvolvimento socioeconômico das pequenas e médias cidades”, que contou com falas de Fátima Pacheco, presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf); Cristina Braga, idealizadora do projeto Uaná Etê – Jardim Ecológico e Cultural, localizado no Vale do Café; e Tatiana D’Angello, gestora de marketing e inovação do Rio Convention Bureau, sob a mediação do presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida

A presidente do Cidennf apresentou o projeto turístico Rota Caminhos dos Açúcar que já incorpora dezenas de roteiros turísticos integrados. Além disso, Fátima Pacheco enfatizou a conexão do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

—Este evento representa uma oportunidade significativa para destacar a importância da Rota Caminhos do Açúcar no fortalecimento do turismo de forma integrada nos municípios consorciados. Além disso, a Rota não apenas promove o turismo, mas também está alinhada com metas globais estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o crescimento econômico sustentável e a preservação, proteção e conservação de todo o patrimônio cultural e natural, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico do interior fluminense —destacou.

Ao lado dos renomados chefs Gerônimo Athuel, do restaurante Ocya; e Rafa Costa e Silva, do Lasai; Daniela Maia, secretária municipal de turismo do Rio de Janeiro, mediou um painel sobre a integração entre turismo e gastronomia, e como essa união é capaz de fortalecer a economia de uma cidade. À frente da Riotur desde 2021 e da secretaria a partir do início de 2023, Daniela Maia sempre considerou a importância da gastronomia para a cidade. Durante o evento, a secretária reforçou a evolução do setor no Rio nos últimos anos.

Já na parte da tarde, um dos destaques foi a apresentação do case IBTI Projeto, do Engenho Lodge, conduzida pela empreendedora Cláudia Baumgratz. O tema da apresentação foi “Turismo regenerativo: transformando destinos em impactos positivos para as comunidades e para o planeta”. Trazendo um equilíbrio entre o homem e a natureza, o hotel proporciona experiência premium, convidando o turista a se integrar à natureza em um local de reinserção social e ecológica com o meio ambiente.

—Baseado no conceito de pós luxo, que é o luxo das experiências, entregamos o mínimo de conforto, mas com atenção especial às vivências. Após a pandemia, percebemos a necessidade dos indivíduos se reintegrarem à natureza, e o Engenho Lodge vem para suprir essa necessidade —diz Claudia Baumgratz.

O II Seminário Internacional de Turismo Sustentável contou, ainda, com a presença dos embaixadores da Etiópia, de El Salvador e da Costa do Marfim. Além disso, a edição deste ano trouxe palestras sobre a importância do financiamento em projetos voltados para o turismo sustentável, com a presença de Marcio Canedo, pesquisador líder do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia( IBICT); Henrik Bjørnager Jensen, COO da Clean Cluster; e Maria Dominguez, diretora executiva da Greennova Hub.

Durante o evento, Ricardo Carvalho, presidente do Intus, apontou para a necessidade de se implantar a consciência da sustentabilidade em todas as esferas. —O nosso evento teve a alegria de trazer gestores públicos, autoridades e a iniciativa privada para discutir esse tema tão importante. Se a gente tem 92 municípios no estado do Rio de Janeiro, mais da metade está aqui discutindo, entendendo o que o mundo está fazendo para se tornar mais sustentável. Só esses números já mostram a importância desse tema, e a urgência de ser discutido e praticado— afirma.

Ele complementa ainda destacando os principais desafios do turismo sustentável, entre eles a capacitação de pessoas para conscientizar a população sobre o tema. —Isso começa na educação das escolas até a formação acadêmica. O Intus é um grande articulador de stakeholders em relação ao turismo sustentável não só no Rio de Janeiro, mas também em toda América Latina e Caribe —finaliza.

O II Seminário Internacional de Turismo Sustentável teve como apoiadores institucionais a Secretaria de Estado de Turismo(Setur-RJ), a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Secretaria Municipal de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro (SMTur), Caixa Econômica Federal, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Orla Rio, Recicla Orla e Orla Brasil.

O evento contou ainda com diversos parceiros, entre eles: Clean, International, Cleantech Network, União Europeia e Hub Greennova. Demais instituições que apoiaram a realização do Seminário Internacional: Abrasel, Smart Tour, Prefeitura do Rio, RioTur, Associação Brasileira de Agências de Viagens(Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis(ABIH), Baixada Verde, Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, além do Santuário Cristo Redentor.