Empreendimentos esperam movimentar cerca de R$ 4,4 bilhões para a data comemorativa.
A Pesquisa de Expectativas de Vendas para o Dia dos Namorados, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), aponta uma estimativa de crescimento de 4,2% sobre a mesma data de 2023. Com isso, o setor espera movimentar cerca de R$ 4,4 bilhões no período de 06 a 12 de junho. O levantamento foi realizado com os shoppings entre os dias 21 a 28 de maio de 2024, com o objetivo de entender as perspectivas do setor em relação à comercialização, fluxo de visitantes, ticket médio, entre outros indicadores para a data. De acordo com os dados coletados, 81% dos shoppings participantes da pesquisa demonstraram otimismo em relação ao desempenho esperado para o período.
Ticket médio — A perspectiva é que em 2024 o ticket médio seja de R$ 220,49, o que representa um aumento de 3,7% em relação ao Dia dos Namorados de 2023. Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa para o público feminino, encontram-se: Perfumaria e Cosméticos (87%), Joalheria (77%), Vestuário (73%), Chocolates e Doces (71%), Calçados (69%) e Bolsas e Acessórios (65%). Já entre o público masculino, os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa são: Calçados (65%), Perfumaria e Cosméticos (65%), Vestuário (65%), Artigos Esportivos (63%), Relógios e Acessórios (59%) e Bebidas (30%).
Visitantes — Para 68% dos respondentes, o fluxo de visitantes será superior em relação à 2023. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será em média de 4,1%.
Ações para atrair o público – Para o Dia dos Namorados de 2024, os shoppings promoverão experiências como Música ao Vivo (30%) e Decoração Temática/ Espaço Instagramável (27%). Entre as tradicionais campanhas promocionais, estão: Compre e Ganhe (26%), Sorteio (20%) e Ganhe e Concorra (16%). Os brindes mais citados são: Chocolates, Bebidas, e, ainda, Perfumaria e Cosméticos. Para as promoções de sorteios, os prêmios são variados, entre eles: carro, viagem, vale compras e vale jantar.
—O cenário econômico atual e o endividamento das famílias são alguns dos fatores externos que podem limitar o consumo na data comemorativa. No entanto, mesmo com essa percepção, os shoppings estão otimistas com a expectativa de aumento de público e de vendas e esperam bons resultados para o período — comenta o presidente da Abrasce, Glauco Humai.