A Rolls-Royce (LSE: RR., ADR: RYCEY) foi selecionada para fornecer o primeiro arranjo de propulsão eletromecânica híbrida com motor MT30 duplo do mundo para alimentar o Aegis System Equipped Vessel (ASEV) do Japão, um programa de contratorpedeiros japonês.
A densidade de potência exclusiva do MT30 GT garantirá que o desempenho do navio não seja comprometido e atenderá aos principais requisitos de velocidade do navio associados aos contratorpedeiros da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF).
Outros benefícios desta tecnologia de turbina a gás marítima de última geração incluem manutenção a bordo ultrabaixa em comparação com motores legados, facilitando reduções de tripulação, como permitir um departamento de engenharia menor.
— Tendo sido previamente selecionado para alimentar a frota JMSDF, estamos muito satisfeitos que o MT30 tenha sido mais uma vez escolhido para alimentar os navios do país, reforçando ainda mais a nossa longa e bem-sucedida história com o Japão.
Rolls-Royce continua na vanguarda da tecnologia de propulsão naval e estamos orgulhosos de fornecer o primeiro arranjo híbrido MT30 duplo do mundo para alimentar o programa de destróieres do Japão.
O MT30 está alimentando muitas das plataformas mais avançadas do mundo — incluindo o programa de fragatas FFM — devido à sua potência e propulsão, proporcionando aos construtores de navios e projetistas de sistemas novas opções, escolhas e a capacidade de se preparar para o futuro. Esperamos continuar a desenvolver o nosso relacionamento com o Japão e aumentar a presença do MT30 em todo o mundo— disse Sam Cameron, vice-presidente sênior de defesa da Rolls-Royce.
A KHI construirá, montará e testará o MT30 no que é conhecido como “invólucro do motor de pacote compacto” e também realizará testes em todo o sistema de propulsão.
A MT30 é a turbina a gás marítima com maior densidade de potência em serviço do mundo, fornecendo alta potência em um espaço mínimo e, ao mesmo tempo, atendendo à demanda de energia operacional do futuro. O MT30 está operando ou foi selecionado para todos os arranjos de propulsão concebíveis — mecânico, híbrido e elétrico integrado, com potência fornecida a jatos de água, hélices controláveis e de passo fixo, dependendo da aplicação.
Regionalmente, o MT30 também suporta fragatas da classe Daegu e Ulsan da Coreia do Sul, bem como fragatas da classe Hunter da Austrália, com seus benefícios sendo utilizados na região do Pacífico nos EUA. O nosso objectivo é que, na próxima década, ele se torne o motor de eleição dominante em toda a Orla do Pacífico — um testemunho não só do desempenho contínuo do motor, mas também da forte colaboração e experiência que ajudaram a permitir o seu sucesso.