A Transpetro demonstrou a importância de suas soluções logísticas para o aquecimento do mercado de energia do Nordeste durante o Bahia Oil & Gas Energy 2024, evento que aconteceu de 22 a 24 de maio (quarta a sexta-feira), no Centro de Convenções de Salvador. A companhia, que tem como estratégia a ampliação de novos negócios e a diversificação da carteira de clientes, há um ano vem aumentando sua atuação no território baiano.
—Retomar o protagonismo da Transpetro na Bahia é uma das metas da nossa gestão. Não só nos negócios, mas também na responsabilidade social— frisou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, em seu discurso durante o evento.
A Transpetro intensificou na Bahia as operações de transferência de petróleo e derivados entre navios, conhecidas como Ship to Ship, principalmente as realizadas em áreas fundeadas. A atuação na Baía de Todos os Santos, especialmente a partir do Terminal de Madre de Deus (Temadre), tem sido estratégica para a empresa.
De acordo com o gerente executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios e Comercialização da Transpetro, Gustavo Rosindo, as três áreas licenciadas que a companhia tem na região permitem operações especializadas com navios de diferentes portes, oferecendo aos clientes maior previsibilidade e confiabilidade no suprimento do mercado, além de uma logística otimizada e eficiente.
—Em 2023, realizamos 31 operações na Bahia, movimentando 1,6 milhão de metros cúbicos de petróleo e derivados. A tendência é de crescimento. Em 2024, já realizamos 16 operações no primeiro quadrimestre, totalizando a movimentação de 900 mil metros cúbicos —explicou Rosindo, durante o evento.
A Transpetro se destaca como líder de mercado em operações Ship to Ship no Brasil e figura entre os maiores provedores mundiais deste serviço. Essa opção logística pode reduzir os custos de transporte no modal marítimo em até 30%.
Presença da Transpetro no evento — Durante a feira, a companhia manteve conversas com o Sebrae, que se prontificou a atuar em parceria para fomentar pequenos e médios fornecedores, com a realização de rodadas de negócios para apresentar as expectativas de compra da Transpetro e esclarecer dúvidas sobre contratação.
Também foram discutidas possíveis parcerias para ampliar a movimentação de produtos com menor pegada de carbono e investimentos em infraestrutura para a expansão do mercado distribuidor. Essas iniciativas reforçam o posicionamento da Transpetro como uma parceira estratégica para o desenvolvimento de novos negócios em logística de petróleo, gás natural, derivados e biocombustíveis.
A companhia também reafirmou seu compromisso social no evento. A Transpetro lançou, na abertura do Bahia Oil & Gas Energy 2024, o programa Transformar, iniciativa social que visa melhorar as condições de empregabilidade dos moradores do entorno de suas operações por meio de ações de qualificação profissional. Foi assinado convênio com a prefeitura de Madre de Deus na ocasião, para a realização do programa corporativo que tem foco no desenvolvimento social e fortalece economicamente a comunidade local de Madre de Deus.
Além disso, a Transpetro ofereceu no evento um serviço de apoio à amamentação. A companhia equipou a sala de lactação com freezer para armazenamento do leite coletado pelas visitantes durante o evento, além de fornecer um folheto com orientações para as lactantes. Os espaços de apoio à maternidade estão sendo instalados em todos os terminais da Transpetro como parte das ações de diversidade.
Conhecimento técnico compartilhado — Pela primeira vez como uma das patrocinadoras do Bahia Oil & Gas Energy 2024 atraiu um grande público ao seu estande “Vamos aonde o Brasil Precisar”. Os visitantes puderam ter uma experiência imersiva e interativa com as operações e serviços prestados pela empresa. De acordo com a estimativa da organização, o evento reuniu 230 empresas e startups ligadas ao setor e dez mil pessoas de 15 países, que circularam pelos pavilhões do Centro de Convenções de Salvador.
A companhia patrocinou com exclusividade dois espaços: o Supply Meeting by Transpetro, que promoveu intercâmbios comerciais entre empresas nacionais e internacionais, compradoras e fornecedoras do setor; e o espaço Seção Técnica by Transpetro, dedicado à exposição de trabalhos técnicos, que contou com 30% do conteúdo programado compartilhado por nossa força de trabalho.
Também marcamos presença no congresso que aconteceu durante os três dia da feira. No primeiro dia, o gerente executivo de Operações de Dutos e Terminais do Norte, Nordeste e Sudeste, Flávio Godinho, foi um dos palestrantes da Conferência PetroNor, no painel “Futuro do refino e petroquímica no Norte e Nordeste”. Ele abordou o tema “O papel crítico dos terminais marítimos”.
A Arena da Inovação recebeu, no painel “Programas de inovação e transformação digital no midstream, downstream e petroquímica” a gerente executiva de TI, Márcia José da Costa. Na Arena ESG, a gerente de Manutenção de Faixa Campos Elíseos da Transpetro, Nadynni Silveira, falou no painel “Segurança operacional e treinamento de operadores – Uma parceria SPE BA/SE + WIN Brazil”.