No encerramento da Temporada de Cruzeiros 2023/2024.
A CLIA Brasil, Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, reuniu-se com representantes da PortosRio, do Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá, da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros no dia 21 de maio (terça-feira), ocasião para apresentar o balanço da Temporada de Cruzeiros 2023/2024, discutir aprimoramentos nas operações e alinhar os detalhes para a próxima temporada de 2024/2025.
A CLIA Brasil destacou o sucesso da temporada no Porto do Rio de Janeiro, que contou com 36 navios, totalizando 137 escalas e 440 mil leitos movimentados entre 27 de outubro de 2023 e 04 de maio de 2024. Os cruzeiros têm um impacto positivo significativo nas cidades portuárias, impulsionando a economia local e criando empregos, e durante a reunião, a CLIA apresentou dados e tendências relevantes para o setor e anunciou novos navios para este ano.
A PortosRio parabenizou a todos os envolvidos pela performance e ressaltou que as melhorias na infraestrutura do Porto do Rio de Janeiro terão um impacto positivo nas operações de cruzeiros. Também enfatizou que a dragagem de manutenção realizada pela PortosRio no cais do terminal de cruzeiros foi essencial para permitir a simultaneidade das atracações de navios de passageiros de maior porte.
A Autoridade Portuária destacou ainda que está trabalhando em projetos de sustentabilidade, incluindo o fornecimento de energia elétrica e o abastecimento de GNL na Baía de Guanabara, que estão em fase de estudos e conversações. Além disso, mencionou a ampliação e modernização do Cais da Gamboa, que passará por melhorias de pavimentação e dragagem para receber embarcações maiores, o que beneficiará também o Pier Mauá, que utiliza o cais público sempre que há excesso de demanda de atracações.
O Pier Mauá apresentou as melhorias que realizou para a segurança e o conforto dos passageiros, como operações com cães e apoio da Polícia Federal e Guarda Portuária, além da utilização de carrinhos elétricos para bagagens. O terminal também realizou obras no armazém 5 e planeja instalar ar condicionado no armazém de bagagem para a próxima temporada. O investimento em capacitação dos colaboradores também foi uma prioridade.