A SIATT, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas de defesa e aeroespaciais, foi uma das patrocinadoras do EEF-2024 – Engineering Education for the Future, organizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Durante o evento, três sócios da empresa —Rogerio Salvador, CEO da SIATT, Wagner Amaral, diretor técnico, e Azhaury Cunha Filho, diretor Administrativo e Financeiro, foram homenageados por estudantes do ITA em celebração aos seus 40 anos de carreira.
O EEF-2024, realizado entre os dias 16 e 18 de maio (quinta a sábado), promoveu debates sobre o futuro da Educação em Engenharia, atraindo mais de 1.700 pessoas. Paralelamente, foram realizadas a Vitrine Tecnológica e a Mostra ITA 2050, proporcionando um ambiente propício para parcerias e intercâmbio de conhecimento e experiências.
Durante os três dias de evento, a SIATT recebeu em seu estande estudantes, professores e visitantes interessados em conhecer os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizados pela empresa. O espaço se tornou um ponto de encontro para discussões sobre inovação e tecnologia.
Na manhã do dia 17 de maio (sexta-feira), segundo dia do evento, Carlos Alberto Paiva Carvalho, sócio e diretor de Competitividade da SIATT, participou da Vitrine Tecnológica. Em sua apresentação, ele destacou tecnologias desenvolvidas pela SIATT, mas enfatizou a importância das relações humanas para a empresa.
—A SIATT acredita que a verdadeira inovação nasce das pessoas e das relações que cultivamos. É através dessas conexões que conseguimos alcançar nossos objetivos e contribuir para o avanço da Engenharia —afirmou Carlos Alberto Paiva Carvalho.
Ainda na sexta-feira foi realizada a homenagem aos outros três sócios da empresa, que se conheceram em 1975 quando estudavam no ITA.
Wagner Amaral fez uma breve e bem-humorada retrospectiva da sua vida profissional desde a época acadêmica, envolvendo todo o público presente.
—O que eu queria deixar aqui para vocês assim é uma história que a gente viveu, tudo aquilo que o professor ensina na aula vai ter valor um dia. Hoje estamos falando do ensino para o futuro. A gente tem que continuar incentivando os nossos alunos a participarem de atividades esportivas, participarem dessas competições tecnológicas e prestar muita atenção na aula, apesar das provas me causarem pesadelos até hoje —disse Wagner.
Azhaury Cunha Filho agradeceu a homenagem e parabenizou o ITA pela organização do EEF-2024. —Para nós é uma honra apoiar esse evento e contribuir para o desenvolvimento da educação em engenharia—.
Ele ressaltou a importância dos relacionamentos interpessoais, e do quanto uma equipe genuinamente técnica necessita de pessoas, de diálogos construtivos, inclusive para o atingimento de metas. Para Azhaury, as pessoas têm um grande valor na organização.
Rogerio Salvador também ressaltou a importância de promover e valorizar mais os relacionamentos interpessoais e sociais. —Eu mesmo senti muita dificuldade no começo. Percebemos na nossa vida profissional que formamos pessoas tecnicamente muito competentes, mas que têm a característica de uma certa distância social. Este é um ponto que considero importante e que queria deixar aqui para vocês pensarem—.