apas-show-24

22/05/2024

APAS Show 2024 movimenta um recorde histórico de R$ 15.3 bilhões em negócios

Crescimento de R$ 1.3 bilhões ante 2023. Sucesso de público e total de negócios gerados, Maior feira de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo supera expectativas e impulsiona setor supermercadista.

A 38ª edição da APAS Show, realizada entre 13 e 16 de maio de 2024, encerrou-se nesta quinta-feira (16) com números impressionantes, reafirmando sua posição como a maior feira supermercadista do mundo e o maior evento de alimentos e bebidas das Américas. Com a presença de mais de 140 mil visitantes e mais de 850 expositores distribuídos em seis pavilhões, a feira movimentou um recorde histórico de R$ 15.3 bilhões em negócios, marcando um crescimento expressivo em comparação aos R$ 14 bilhões de 2023.

— Estamos muito orgulhosos de anunciar que a APAS Show 2024 não apenas atingiu, mas superou todas as nossas expectativas. Este ano, tivemos um aumento significativo no volume de negócios e na participação de visitantes, o que reflete a importância crescente do setor supermercadista para a economia brasileira e global —afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS. —Conseguimos superar nossas metas porque só trabalhamos com protagonistas, não com coadjuvantes— completou Corrêa.

A APAS Show 2024 consolidou-se como um evento de relevância global, atraindo participantes de diferentes setores e cadeias produtivas. Com um espaço de mais de 80 mil m², a feira contou com a presença de mais de 200 expositores internacionais de 22 países, destacando a diversidade e a inovação do setor.

— Os números apresentados nesse ano, as novidades, inovações e diferentes abordagens que fizeram dessa feira um sucesso, mostram que o conceito de releitura da marca APAS Show, criado antes do evento, é totalmente pertinente e reflete a realidade do que vivemos: ‘A APAS Show é o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios’ —afirma Corrêa. O executivo completa também que a estratégia de releitura adotada reafirmou a importância da feira como um evento fundamental para o setor, não só para os quatro dias em que aconteceu, mas para a consolidação de negócios e projetos de inovação que ocorrerão ao longo de todo o ano, fruto do conhecimento e networking promovidos no evento.

Além do impressionante volume de negócios, a feira registrou um aumento significativo na visitação, com 141.428 participantes, um crescimento de quase 3% em relação ao ano anterior. Este aumento demonstra a atração e a importância da APAS Show como um ponto de encontro crucial para empresários, investidores e profissionais do setor.

O Congresso de Gestão Internacional, realizado em paralelo à feira, também foi um sucesso absoluto. Com o tema “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje”, o congresso registrou a presença de mais de 118 palestrantes trazendo insights valiosos sobre as transformações do setor de varejo.

Nomes como João Branco, consultor sênior na V4 Company, conhecido por sua liderança como Chief Marketing Officer (CMO) do McDonald’s Arcos Dourados; a norte-americana Andrea Bell, profissional altamente qualificada e influente no campo da análise de tendências de consumo e estratégias de marca; o britânico David Roth, líder da WPP BAV, especialista em branding e mudança do consumidor na China; e atriz Giovanna Antonelli foram algumas das autoridades em suas áreas de atuação que formaram o quadro de palestrantes do congresso.

Além de apresentações inspiradoras, os participantes tiveram acesso à workshops interativos, painéis de discussão e uma variedade de atividades com a presença de palestrantes renomados no mercado.

Tanto a feira como o Congresso de Gestão Internacional trouxeram muita inovação para o setor. Na feira, uma das novidades de 2024 foi o pavilhão azul B, onde estavam concentradas startups de inovação e tecnologia, para o aprimoramento do setor de alimentos e bebidas. O espaço trouxe soluções de Inteligência Artificial, dados, gestão de estoque, eficiência operacional, sustentabilidade, entre outros.

Já na experiência digital proporcionada pela APAS SHOW 2024, um novo aplicativo interativo foi um dos destaques, unindo expositores, visitantes, congressistas e palestrantes, tudo na palma da mão, oferecendo humanização e interação social. A novidade foi tão significativa que ele ficou no ranking top 10 de downloads de aplicativos na categoria de eventos e redes sociais na Apple Store e Google Store.

Responsabilidade Social e Ambiental — A APAS Show 2024 também se destacou pelo seu compromisso com a responsabilidade social. A arrecadação de alimentos superou novamente os recordes anteriores, com 240 toneladas recolhidas, que serão distribuídas para a população do Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas; além das comunidades em vulnerabilidade social assistidas pela Associação Prato Cheio, Amigos do Bem, SESC – Mesa Brasil e Instituto Center Norte.

—Sobre a questão do meio ambiente, podemos destacar que neutralizamos no evento mais de 200 toneladas de emissões de carbono em parceria com diferentes instituições sociais —destaca o executivo da APAS.

Conclusão e Expectativas Futuras —Ao encerrar a APAS Show 2024, Carlos Corrêa ressaltou a importância do evento para o setor supermercadista e a economia nacional. —Os números de visitas e o volume de negócios demonstram a importância da feira para um setor que continua em plena expansão no país. Em 2025, temos a missão de fazer um evento ainda mais grandioso, que atenda às expectativas do mercado e continue a impulsionar o crescimento do setor. A APAS Show 2024 foi mais do que uma feira – foi um marco de inovação, negócios e desenvolvimento para o setor supermercadista, estabelecendo novos padrões e elevando a barra para os próximos anos— finaliza.

Opinião de expositores: — Concluímos a nossa participação aqui na APAS Show 2024, que aconteceu em São Paulo. Foi novamente uma feira imperdível para nós como indústria, como fornecedor do varejo, oportunidade única de encontrar todos os nossos clientes, do Brasil inteiro e clientes de fora. Foi um evento com muita qualidade, com oportunidade de realmente tratar de negócio, de tendência de consumo dos nossos consumidores, como é que a gente como indústria e o varejista precisa se adequar ao novo consumidor. Então são dias que a gente tem essa oportunidade de ter essas trocas de qualidade. Estamos muito satisfeitos e acreditamos que a APAS Show de fato é uma feira consolidada no calendário e que a gente pretende participar todos os anos— adianta Alex Buchheim, CEO da Limppano;

— Nossa participação na APAS Show 2024 foi marcada pela apresentação das últimas novidades da nossa marca, incluindo o Collagen Sport, os novos sabores da linha My Whey e das barrinhas de proteína Crisp Bar. Além disso, apresentamos outros produtos que representam o que há de melhor no mercado fitness. O evento é uma oportunidade estratégica de negócios e pudemos estabelecer conexões comerciais e demonstrar nosso compromisso com a inovação e a excelência no setor— frisa Fernando Moura, diretor de marketing e comercial da Integralmedica;

—Para nós, a APAS Show foi momento importante, pois estamos comprometidos em expandir a nossa presença no mercado de produção de tilápias. Além disso, o evento reuniu as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional, então foi também uma oportunidade de fazer novos negócios e networking. Trouxemos com exclusividade para a feira dois lançamentos: o Filé de Tilápia Empanado e as Iscas de Tilápia Empanadas, pensando na tendência de crescimento desse tipo de produto nos próximos cinco anos — disse Rafael Tortola, CEO da GT Foods;

—Para a EcoPower foi uma grata surpresa a participação na APAS Show 2024. Tivemos resultados muito positivos em termos de networking, visitas de clientes e contatos interessantes para desenvolvimento de novos projetos. Nosso objetivo de apresentar soluções de sustentabilidade e economia para esse público de supermercadistas, varejo, atacado e indústrias foi atendido e já estamos com expectativas para o próximo ano — destaca Leandro Neves, diretor comercial do Grupo EcoPower;

—É sempre um grande prazer e uma honra para a Condor marcar presença na APAS Show, a maior feira supermercadista do mundo. Ano após ano, este evento se prova como um espaço essencial para nós, não apenas para lançar nossos novos produtos com exclusividade, mas também para consolidar relacionamentos, entender as dinâmicas de mercado e reafirmar nosso compromisso com a inovação e a qualidade que entregamos há 95 anos aos nossos consumidores — disse Alexandre Wiggers, diretor-presidente da Condor;

— Nós, da Black Skull, estamos muito felizes de ter feito parte da 38ª edição da APAS Show. Ano passado nós também participamos e eu, particularmente, como presidente da companhia, quero dizer que a APAS SHOW é o evento que me dá mais prazer de participar. Nessa feira a gente encontra amigos, clientes e parceiros e tem oportunidade de falar dos nossos lançamentos — lembra Marcelo Bella, CEO da Black Skull;

—Participar da APAS Show é uma experiência muito positiva. Este ano, a Minalba Brasil, do Grupo Edson Queiroz (GEQ), trouxe seu robusto portfólio de 14 marcas, além dos lançamentos nas linhas de energéticos Minotauro e Night Power, e seu primeiro Refri zero açúcares. Com exclusividade, anunciamos a distribuição da marca Sorox para o varejo alimentar, hidrotônico líder no canal farmacêutico. Alinhado ao nosso propósito de promover impacto positivo na sociedade, também tivemos o privilégio de ser reconhecidos pela APAS Show com o Certificado Empresa Cidadã e Solidária pelas toneladas de água potável doadas ao Rio Grande do Sul — informa Aélio Silveria, CEO da Minalba Brasil;

—A garantia de uma relação próxima ao setor supermercadista é um pilar da Tirolez. Sendo a APAS Show o maior evento do segmento no Brasil e no mundo, a presença da Tirolez é extremamente importante para reforçar o relacionamento com os varejistas e apresentar os lançamentos da marca — avalia Marcel de Barros, CEO da Tirolez;

—Foi a nossa primeira participação na APAS Show e nós consideramos essa oportunidade superpositiva, com resultados muito bem-sucedidos. A experiência foi importante para encontrar diversos clientes, distribuidores e parceiros, além de fazer networking para relacionamentos estratégicos — disse Charles Formigari, CEO da Nutrata;

—A APAS Show 2024 foi sensacional, provavelmente uma das melhores que já existiu. E para nós, é muito importante estarmos presentes e fazermos a dinâmica do nosso estande, como a gente faz, porque a gente consegue, em quatro dias, atingir clientes do Brasil inteiro, porque a APAS SHOW não é só uma feira paulista, é uma feira nacional e até internacional. E por isso, para nós é muito importante, conseguimos ter contato com clientes em quatro dias. Um resultado que levaríamos dois anos para sair visitando pelo Brasil afora. E com isso, fechamos muitos negócios, conseguimos evoluir, resolver muita coisa e podemos também fazer um bom relacionamento com os nossos clientes — conclui Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi.