O total de produtos vendidos no período foi de aproximadamente 3,7 milhões.
Durante as três semanas que antecedem o Dia das Mães, as PMEs online movimentaram R$ 241 milhões, número 27% maior em relação a 2023 – quando faturaram R$ 189,5 milhões. É o que aponta levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina.
—O Dia das Mães é uma data especial e que tem um forte apelo afetivo, portanto, é uma celebração que mais movimenta o varejo. Com estratégias bem definidas, lojistas de diversos segmentos conseguem se destacar, alcançar os mais variados públicos e impulsionar o faturamento no período— comenta Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop.
No total, aproximadamente 3,7 milhões de produtos foram vendidos, o que representa um crescimento de 19% ante 2023 (mais de 3 milhões). Dentre eles, destacam-se calças jeans, camisetas e óculos de sol. A grande maioria (80%) foi comprada por dispositivos móveis, como smartphones, e apenas 20% via desktop.
Em relação aos segmentos mais vendidos, Moda (R$ 61 milhões) foi o que mais faturou, seguido por Saúde & Beleza (R$ 18 milhões) e Acessórios (aproximadamente R$ 12 milhões).
Um exemplo de sucesso do período é a loja de bolsas e acessórios em couro Lapin Unique, que utiliza a Nuvemshop Next, unidade de negócio focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente. Para Marcia Coelho, sócia-proprietária da Lapin Unique, a personalização e o engajamento com os consumidores através de campanhas emotivas foram fundamentais para o sucesso com a data. “Além dos tradicionais descontos de 5% para primeira compra, frete grátis para São Paulo nas compras acima de R$ 1500 e uma ampla gama de opções de pagamento, nós criamos um kit exclusivo com duas mantas e realizamos uma campanha que compartilha nossa história e envolve nossos clientes. Com essas estratégias, crescemos em 48% desde o ano passado e começamos a nos preparar para a abertura das primeiras lojas físicas”, conclui.
No ranking dos estados, São Paulo (R$ 121 milhões) lidera, seguido por Minas Gerais (R$ 24 milhões), Rio de Janeiro (R$ 18 milhões), Santa Catarina (R$ 17 milhões) e Ceará (R$ 13 milhões), que finalizam o top cinco. Referente aos meios de pagamento, pela primeira vez nos últimos anos, o Pix assumiu a liderança e representou 45% de todos pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito (44,5%).
Na análise foram consideradas as vendas realizadas durante as três semanas que antecedem o Dia das Mães de 2023 e 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.