Empresa do Grupo Embraer participa de debate sobre soluções tecnológicas que estão moldando o futuro dos grandes centros urbanos.
As tecnologias emergentes vem desempenhando um papel cada vez mais importante na forma como as cidades são administradas e evoluem, impactando diretamente a vida dos cidadãos. Entre as soluções tecnológicas desenvolvidas para as Cidades Inteligentes, a Internet das Coisas (IoT) se destaca como uma ferramenta fundamental para moldar o futuro dos grandes centros urbanos.
O debate sobre a utilização ética e eficaz dessas tecnologias na governança urbana foi abordado na reunião estratégica “A Evolução do IoT nas Ações de Preservação da Ordem Urbana nas Cidades Inteligentes”, realizada no Smart City Business Brazil Congress 2024, na tarde do dia 15 de maio (quarta-feira).
A discussão contou com a participação de Claudio T. F. do Nascimento Filho, gerente de Negócios da Atech, empresa do Grupo Embraer, além de outros especialistas do setor público e privado. A reunião traçou um panorama amplo dos desafios das Cidades Inteligentes, abordando desde benefícios práticos das tecnologias até questões sensíveis, como privacidade dos cidadãos e segurança cibernética.
—Em uma Cidade Inteligente as tecnologias devem ser aplicadas para facilitar e melhorar a vida do cidadão, com foco no coletivo e no respeito aos direitos individuais. Nesse contexto, a Atech reafirma seu compromisso em promover soluções tecnológicas de vanguarda, que não apenas impulsionam a eficiência urbana, mas também respeitam os princípios éticos e a privacidade das pessoas— disse Claudio.
Ele ressalta que a Atech oferece em seu portfólio o Arkhe Governance, uma família de soluções tecnológicas que permite a integração eficiente de diferentes órgãos públicos e sistemas de monitoramento em tempo real. O Arkhe Governance oferece uma visão abrangente e precisa do ambiente urbano, possibilitando a coordenação eficaz entre diferentes setores municipais.
—Ao conectar sistemas legados, bancos de dados e dispositivos IoT, as soluções desenvolvidas pela Atech possibilitam uma gestão eficiente das operações urbanas, desde as redes de saúde e educação até a mobilidade urbana e segurança pública— explica o gerente da Atech.
Evento — O Smart City Business Brazil Congress 2024, organizado pelo Instituto Smart City Business America (SCBA), aconteceu no dia 14 (terça ) e 14 de maio (quarta-feira), na capital paulista. Com participação de gestores e profissionais dedicados a moldar a infraestrutura digital das cidades, o evento teve como objetivo fomentar a colaboração, a troca de ideias e soluções inovadoras entre especialistas e gestores públicos e privados, e também elevar o nível das tecnologias de Smart City, buscando um padrão tecnológico que gere benefícios tangíveis para a sociedade.
Além do gerente da Atech, Claudio Nascimento, a reunião estratégica — Evolução do IoT nas Ações de Preservação da Ordem Urbana nas Cidades Inteligentes” contou com a participação de Alcides Fagotti Júnior, secretário Municipal de Segurança Urbana Prefeitura de São Paulo (SP); coronel Eduardo Espósito, Secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba (SP); Marco Bonera, CEO da Techboard Latam; e de Giuseppe Tamborra e Ivan De Masi, ambos da empresa italiana Reco 3.26.
Atech— Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o Brasil. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio à tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores. | www.atech.com.br.