Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 104 transações. Estados Unidos é o país que mais investiu no Brasil, com 44 aquisições. Empresas norte-americanas que adquirem negócios brasileiros registraram um crescimento de 12%. Capital mobilizado registra crescimento de 0,8% no período.
O cenário transacional brasileiro foi objeto de análise no relatório mensal do TTR Data (ttrdata.com) em colaboração com iDeals (idealsvdr.com), que revelou 496 transações movimentando um total de BRL 64,3 bilhões até abril de 2024.
Esses números representam uma diminuição de 22% no número de transações em relação ao mesmo período de 2023, no entanto o capital mobilizado registrou um crescimento de 0,8%. Do total das transações, 48% possuem os valores revelados e 78% das operações já estão concluídas.
Em abril, 106 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 19,2 bilhões.
O setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo com 104 transações, apresentando uma queda de 8% em relação a 2023, seguido pelo setor de Real Estate, com 53 transações.
Âmbito Cross-Border — Empresas brasileiras voltaram-se principalmente para os Estados Unidos, realizando seis transações no valor de BRL 183,15m até abril de 2024, seguidas pela Colômbia com quatro operações.
Por outro lado, os Estados Unidos e Singapura lideraram os investimentos no Brasil, com 55 e 11 transações, respectivamente.
Empresas norte-americanas que adquirem negócios brasileiros registraram um crescimento de 12%, bem como as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 17%.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions — No segmento de Private Equity, houve 34 transações totalizando BRL 6,0bi, com uma queda de 10% no número de operações, porém registrou um aumento de 6% no capital mobilizado.
Em Venture Capital, 143 rodadas de investimento movimentaram BRL 2,9bilhões, representando uma redução de 22% no número de transações.
O segmento de Asset Acquisitions registrou 93 transações e BRL 12,5bilhões até abril, refletindo um crescimento de 40% nas operações em comparação ao mesmo período do ano passado.
Transação do mês — A transação destacada pelo TTR Data em abril de 2024, foi a conclusão da venda pela Novonor da Ocyan para a EIG Global Energy Partners. O valor da transação é de USD 390m.
A operação contou com a assessoria jurídica em lei brasileira dos escritórios Mattos Filho; Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados; e VMB Jurídica Do lado financeiro, foi assessorada pelo Lakeshore Partners e EY Brasil.
Análise — Renata Simon, sócia da área de M&A e Societário do VBSO Advogados, conversou com o TTR para esta edição e analisou os drivers mais relevantes para continuar a consolidar o mercado brasileiro na América Latina no curto e médio prazo: —São diversos fatores que influenciam a liderança do Brasil nesse ranking e distanciar-se dos países vizinhos, entre eles o tamanho do mercado consumidor e o fato do país ser uma democracia estável, além de ter uma política econômica que mantém a inflação em níveis aceitáveis e capital nacional relevante disposto a manter investimentos no país. Além disso, se comparado com outros países em desenvolvimento no mundo, o Brasil está geograficamente bem-posicionado, longe de conflitos e guerras que poderiam interferir na tomada de decisão de investimento. Atrelado a tudo isso temos um câmbio favorável para investidores estrangeiros. Por isso, o Brasil continua sendo uma ótima opção para investidores internacionais a curto e médio prazo—.
Ranking de assessores financeiros e jurídicos — O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até abril de 2024 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total.
Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações lidera em 2024 o Banco Bradesco BBI com 11 transações. Em valor, lidera o Banco Itaú BBA contabilizando um total de BRL 18,5 bilhões.
No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2024 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, com 22 operações. Em valor, lidera o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados contabilizando um total de BRL 25,9 bilhões.