Alta de 17% ante o mesmo período em 2022. Companhia movimentou R$ 467,6 milhões em prêmios, no ano de 2023.
Uma das principais seguradoras no ramo de Vida, sobretudo para pequenas e médias empresas, a Capemisa Seguradora registrou um aumento de receita na maioria dos seus produtos de Seguros. O faturamento chegou a R$ 427,9 milhões, com lucro de R$ 89,6 milhões, 17% superior a 2022. Em relação aos prêmios ganhos, a companhia movimentou R$ 467,6 milhões no ano passado, acima dos R$ 450 milhões de 2022. O resultado operacional alcançou R$ 184,5 milhões — incremento de 7% sobre os dados do ano anterior, superior aos 4,62% de inflação de 2023.
Com uma relação muito próxima aos Corretores, a Capemisa fechou o ano com mais de três mil profissionais ativos em produção, além de mais de 17 milhões de segurados atendidos em todo o país. Fruto de um trabalho que já vem sendo realizado há alguns anos, focado na penetração e fortalecimento da marca nas cidades do interior do Brasil. Em relação aos produtos, o Bilhete Premiável Capemisa, seguro contra acidentes pessoais, teve salto de 132% e o seguro para Eventos registrou alta de 42% nas emissões de apólices, incremento relacionado aos investimentos da seguradora em tecnologia na criação de uma ferramenta que permite a contratação online e sem burocracia, a uma hora antes do evento. Os seguros para as pequenas e médias empresas, PMEs, tiveram aumento de 13%.
—Tivemos um ano importante no desempenho financeiro, o que reforça a solidez da empresa com retorno do investimento ao acionista e um patrimônio líquido quatro vezes maior ao que é exigido pela legislação —afirma o presidente da Capemisa Seguradora, Jorge Andrade. —Isso é fruto de um comprometimento enorme dos nossos colaboradores, a principal engrenagem da nossa empresa, e da parceria dos nossos corretores e distribuidores de produtos, profissionais essenciais para difundir a cultura do seguro no nosso país. Criamos uma estratégia de regionalização que permite um aprofundamento nos nossos produtos e conhecimento estratégico das cidades em que atuamos —completa ele.
Em 2023 a Capemisa lançou o treinamento do Processo de Vendas de Seguros de Vida e mais de mil Corretores foram impactados em todos o Brasil. Também foram realizados os Simpósios de Seguro de Vida, nos estados de Minas Gerais, Piauí, Tocantins e Rio Grande do Norte, além da tradicional participação em eventos do setor.
Para Jorge Andrade, o ano de 2024 traz a perspectiva de crescimento, inclusive com lançamento de novos produtos.
O melhor ano da Capemisa Capitalização — A Capemisa Capitalização também apresentou crescimento no último ano, com um lucro líquido de R$ 15,23 milhões em 2023, resultado 4,58% superior ao ano anterior. Para a companhia, este crescimento reflete a aposta em parcerias, já que os títulos de Capitalização são versáteis e podem ser utilizados nos mais diferentes negócios, até pelo aspecto lúdico dos sorteios.
Dentre as modalidades, a modalidade de Incentivo registrou aumento de 53,58%. Já a Filantropia Premiável, a Capemisa Capitalização figura como um dos principais players do mercado, com 12,06% de incremento e apoio a entidades como APAE e Casa Ronald McDonald’s, dentre outras.
—Este é um produto alinhado aos pilares ESG, em que o comprador do título cede seu direito ao resgate para beneficiar diretamente pessoas em vulnerabilidade social. Ao todo, a partir dos títulos desenvolvidos pela Capemisa para seus parceiros, mais de R$488 milhões foram destinados para 18 instituições filantrópicas do País, um recurso que permite a manutenção de ações que promovam o desenvolvimento social e que mais pessoas sejam alcançadas e beneficiadas, contribuindo dessa forma para um mundo melhor. Para 2024, a Capemisa Capitalização deve reforçar sua participação de mercado, atingindo novos segmentos, mais instituições do terceiro setor e canais de distribuição — finaliza o presidente.