Para agilizar desinterdição de pista.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), adquiriu um rebocador de aeronaves de última geração, projetado para remover eficientemente aeronaves de pequeno e médio porte em situações emergenciais. O equipamento chegou ao aeroporto em abril e já pode ser acionado.
Esta aquisição estratégica visa garantir a rápida retomada da operação normal do aeroporto, após incidentes que impeçam a movimentação autônoma de aeronaves, como o colapso de trens de pouso.
O novo rebocador é capaz de manobrar aeronaves com até nove toneladas e é equipado com plataforma giratória e chassi em aço carbono para segurança e eficácia operacional. Este equipamento será operado pelos profissionais do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (Sescinc) de Viracopos, ampliando a capacidade de resposta do aeroporto em situações críticas.
A aquisição do rebocador está em conformidade com as regulamentações da aviação civil, sendo elas: — Artigo 38-A da Lei nº 7.565 – Código Brasileiro de Aeronáutica, permitindo ao operador aeroportuário a remoção de aeronaves que comprometam a operação ou segurança do aeroporto.
— Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC 153 da ANAC, especificamente o item 153.325 sobre procedimentos de remoção de aeronaves inoperantes.
— Projeto Retomada Operacional da ANAC, orientando a manutenção das condições operacionais mínimas em casos de contingência.
Viracopos já é reconhecido como o único operador aeroportuário do país a dispor do Aircraft Recovery Kit para aeronaves de grande porte, incluindo uma variedade de equipamentos de resgate, como torres infláveis de alta pressão e cintas de alta resistência para içamento.
Com a introdução deste novo rebocador, Aeroportos Brasil Viracopos não apenas atende aos mais altos padrões de segurança e operacionalidade, mas também minimiza os impactos operacionais na malha aérea nacional e internacional, oferecendo uma solução ágil e segura para incidentes aeronáuticos.
Entretanto, a concessionária destaca que o dever de remoção de aeronave envolvida em acidente, de destroços e de bens transportados, em qualquer parte, será do explorador da aeronave, que arcará com as despesas decorrentes, bem como, nos aeródromos públicos, caso o explorador não providencie tempestivamente a remoção da aeronave ou dos seus destroços, caberá à administração do aeródromo fazê-lo, imputando-se àquele a indenização das despesas, conforme preconizado na Lei 12.970 de 2014 – Art. 88-Q, Parágrafo 1º.
Viracopos: — O Aeroporto Internacional de Viracopos é um dos principais complexos aeroportuários do Brasil, reconhecido por sua excelência em operações, segurança e atendimento ao cliente. Localizado estrategicamente em Campinas, São Paulo, Viracopos é um dos principais hubs para voos nacionais e internacionais, impulsionando a conectividade e o desenvolvimento econômico da região.