Deep tech brasileira apresenta o Altave Red Zone Management, solução completa de videomonitoramento inteligente, com foco na segurança humana e operacional de unidades offshore, que concentra máquinas pesadas e pessoas em atividades contínuas. Especialmente projetado para esse ambiente, a solução permite a criação de Red Zones estáticas e dinâmicas, que são acionadas automaticamente por movimentos de equipamentos, bem como de áreas de acesso segura (“Green Zone”).
O monitoramento inteligente aprimora a segurança ao gerar alertas e notificações automaticamente, possibilitando a análise imediata da equipe de HSE e contribuindo para uma melhoria na cultura de segurança da empresa.
Houston — A Altave, empresa brasileira de base tecnológica que desenvolve soluções integradas de monitoramento inteligente, traz o Altave Red Zone Management, solução completa de videomonitoramento inteligente (software e hardware), para a 56ª edição da Offshore Technology Conference – OTC 2024, que se realiza entre os dias 60 e 09 de maio (segunda a quinta-feira), em Houston, Texas (USA).
—O ambiente de trabalho na indústria offshore apresenta desafios únicos devido à concentração de máquinas pesadas e pessoas trabalhando em conjunto. O ALTAVE Red Zone Management é especialmente projetado para esse ambiente, permitindo a criação de Red Zones estáticas e dinâmicas que são acionadas automaticamente por movimentos de equipamentos — destaca Bruno Avena de Azevedo, cofundador e CEO da Altave.
A solução foi desenvolvida para complementar as tecnologias de intelligent video analytics (IVA) do portfólio, baseado em inteligência artificial (IA), que transforma e interpreta os dados coletados por câmeras instaladas no ativo, gerando alertas para os operadores e gestores sobre os incidentes, permitindo ações imediatas. O IVA auxilia no controle e gerenciamento de Red Zones, na detecção de não conformidades que colocam em risco a vida humana, identificação de pessoas em situação de risco, na detecção de vazamento de óleo ou gases, focos de incêndios entre outras ações de não-conformidades.
O Altave Red Zone Management concentra-se na proteção do pessoal, oferecendo conscientização e alertas adicionais para garantir operações seguras nas Red Zones. —A solução oferece a flexibilidade de ajustar dinamicamente os limites de capacidade das áreas restritas de acordo com as necessidades específicas do ambiente, garantindo assim uma segurança contínua. Sua abordagem modular permite a personalização e integração com outros equipamentos, fornecendo dados em tempo real que permitem ações imediatas, revisões dos comportamentos visando aprimorar os processos e análises de gestão mais abrangentes de HSE — explica o executivo.
Além de delimitar áreas restritas, o sistema também permite a criação de áreas de acesso segura (Green Zone), em que o não uso de equipamentos de segurança é permitido, para evitar o disparo de alertas desnecessários, além de ter ouras funcionalidades: definição de limites máximo e mínimo de ocupação por área, a identificação e diferenciação de grupos ou pessoas autorizadas por meio de características como a cor de capacetes ou coletes, e a integração com dispositivos vestíveis (wearables), que possibilita o rastreamento dos operadores e notificações imediatas quando as pessoas entram em locais restritos e inseguros.
—O Altave Red Zone Management é uma solução completa proporciona segurança robusta, flexibilidade e personalização, aumentando a consciência situacional, promovendo uma cultura de segurança sólida e otimizando a eficiência operacional— afiança Bruno Avena.
Além dos módulos de gestão de red zones, a solução pode incluir: . Identificação de pessoas ao chão, gerando alerta imediato. Alerta de pessoa sob carga suspensa.
—Revolucionamos o conceito de segurança para entregar valor em cada informação, de forma fácil e inteligente. O monitoramento inteligente aprimora a segurança ao gerar alertas e notificações automaticamente, possibilitando uma ação imediata da equipe de HSE e nortear análises preditivas dos riscos. O que vai contribuir para uma melhoria na cultura de segurança da empresa— conclui o presidente da Altave.
Altave na Conferência OTC 2024 — Bruno Avena de Azevedo, CEO da Altave, participa do painel Digitalization and Improved Safety in Oil and Gas, que se realiza a partir das 9h30, no último dia da OTC 2024 (9). Patrocinado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, Oceanic and Engineering Society (IEEE-OES), o painel terá a participação de empresas globais de base tecnológica. Os palestrantes vão debater a evolução da segurança digital, com o uso de ferramentas como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (Machine learning), IoT (internet of Things), aplicativos de realidade virtual (Virtual reality) e realidade aumentada (augmented reality).
OTC 2024 – Offshore Technology Conference Offshore, de 06 a 09 de maio (segunda a quinta-feira), na NGR Park – Houston, Texas. Pavilhão Brasileiro – Booth #6.