O trecho do cais mais antigo do Porto do Rio de Janeiro recebeu investimentos da Autoridade Portuária, na ordem de R$ 150 milhões.
A PortosRio e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciam a inauguração da ampliação e modernização de trecho de 600 metros do Cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro, no dia 06 de maio(segunda-feira). A cerimônia contará com a presença do ministro Silvio Costa Filho, e será realizada no Youtube Space Rio. Os investimentos da Autoridade Portuária são na ordem de aproximadamente R$ 150 milhões.
O trecho do Cais da Gamboa que recebeu a intervenção é o mais antigo do Porto do Rio de Janeiro, inaugurado em 1910. Sua estrutura consistia em um muro com base de chapas metálicas e constituído de pedras de cantaria argamassadas, construído com as técnicas disponíveis na época. A modernização do cais é essencial para acompanhar as demandas atuais, porque a estrutura antiga não suportaria a execução de uma dragagem no local, mas com a conclusão dessas obras, será possível aumentar a profundidade dos berços de atracação de 8,5 metros para 13,5 metros. Isso possibilitará a operação de navios de maior porte, como os do tipo Panamax, aumentando a atratividade do porto e melhorando sua eficiência operacional.
Além disso, as obras contribuirão para um melhor desempenho na utilização da retroárea, no transporte interno e na segurança das operações, impulsionando um maior fluxo de cargas. O Cais da Gamboa tem potencial para movimentar diversos tipos de carga geral e granéis, como trigo, ferro gusa, concentrado de zinco e cargas de apoio às atividades offshore, entre outros.
Para o presidente da PortosRio, Francisco Martins, este marco representa um compromisso histórico da PortosRio com o desenvolvimento do Porto do Rio de Janeiro: —Há mais de duas décadas, não se via investimentos tão significativos em nossa infraestrutura portuária, desde a dragagem até a expansão e modernização do cais. Estamos empenhados em preparar nosso porto para os desafios e oportunidades do século XXI, garantindo sua competitividade e relevância no cenário nacional e internacional—. Segundo Martins, este é apenas o começo de uma nova era para o Porto do Rio de Janeiro: —Continuaremos investindo em infraestrutura, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região com visão, compromisso e trabalho árduo—.
Na ocasião, a PortosRio e o MPor anunciarão parcerias estratégicas para impulsionar a modernização e eficiência operacional. Será assinado um Termo de Intenções para formalização de uma cooperação técnica com o Parque Tecnológico do Iguaçu (PTI), visando à implementação de soluções tecnológicas para reforçar a segurança e modernizar as operações portuárias, especialmente no combate a ilícitos, nos projetos de infraestrutura e na descarbonização. Além disso, será assinado outro Termo de Intenções para formalização de uma cooperação técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o desenvolvimento de estudos e análises de mercado, de forma a orientar o crescimento do complexo portuário e fundamentar futuros projetos de expansão e zoneamentos das áreas a serem exploradas.
PortosRio — PortosRio é a Autoridade Portuária responsável pela gestão dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno. Comprometida com a excelência administrativa, a sustentabilidade, a segurança, e o desenvolvimento socioeconômico da região, a PortosRio busca constantemente inovação e melhoria na infraestrutura portuária, visando o crescimento da movimentação de seus terminais e o atendimento às demandas do comércio marítimo nacional e internacional.
Porto do Rio de Janeiro — O Porto do Rio de Janeiro é um dos dez principais portos públicos do Brasil, destacando-se pela movimentação de contêineres, carga geral e granéis sólidos e líquidos. Em 2023, movimentou um total de 9,9 milhões de toneladas de cargas. Com uma área operacional de 1 milhão de metros quadrados, calado operacional de até 15 metros e acesso privilegiado tanto por via marítima, localizado na Baía de Guanabara, quanto por via terrestre, com conexões eficientes às principais regiões do país, o porto desempenha um papel fundamental no cenário logístico nacional.