Inteligência em anunciar dividendos em um momento complicado do mercado.
Os dividendos e recompras anunciados pela Alphabet (GOOGL) – proprietária do Google -, além de superarem as sólidas expectativas de lucros, não são apenas um sopro de ar fresco para o mercado de tecnologia como um todo, mas também uma estratégia muito inteligente para o gigante dos mecanismos de busca entrar em uma época difícil do ano.
Em um momento em que as empresas precisam mais do que nunca de capital de investimento, em meio à crescente corrida armamentista no espaço da inteligência artificial (IA) e às dificuldades de financiamento devido à reavaliação das expectativas da taxa de juros nos EUA, esse uso bem cronometrado do montante de dinheiro da empresa pode colocá-la alguns passos à frente da concorrência no espaço da inovação em um momento crucial.
Também de grande importância, as principais linhas de receita e despesa da empresa mostraram que a jogada do CEO Sundar Pichai em busca de mais eficiência está colocando a empresa no caminho certo, enquanto outras (veja a Meta, por exemplo) estão lutando para manter as margens em níveis positivos.
Essas medidas de eficiência também compensaram amplamente os altos custos de aquisição de tráfego, permitindo assim à empresa obter muito bons lucros tanto dos anúncios do YouTube quanto do Google Cloud. Também permitiu à empresa começar a demonstrar retornos de seus maciços investimentos em IA ao longo dos últimos dois trimestres.
Embora os lucros da Microsoft – divulgados ao mesmo tempo – ainda mantenham a empresa baseada em Redmond muito à frente da concorrência, o renovado otimismo dos investidores da Alphabet e os fluxos de caixa positivos devem ser um impulsionador de um crescimento substancial da inovação nos próximos meses.
. Por: Thomas Monteiro. estrategista-chefe do Investing.com.| O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas, que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.
Com mais de 300 mil instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.
Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.