Com foco na excelência operacional, local integra série de investimentos recentes da companhia no Corredor Norte.
A VLI, companhia de soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, acaba de inaugurar seu novo Centro de Controle Operacional (CCO), no Terminal Portuário São Luís (TPSL), na capital maranhense. A nova estrutura tem como foco a excelência operacional, utilizando a tecnologia para dar ainda mais eficiência, agilidade e segurança à operação local, que tem importância estratégica para o escoamento da produção do Matopiba, além dos estados do Pará, Goiás e Mato Grosso, por meio do Corredor Norte, operado pela VLI.
Com a tecnologia do novo CCO, a VLI está automatizando processos, incluindo o controle de estoque nos silos e armazéns. Além disso, foram introduzidos sistemas de automação na descarga e no embarque, juntamente com circuito fechado de TV, para aumentar significativamente os níveis de segurança operacional e permitir o manuseio de volumes ainda maiores com eficiência.
—Nossos investimentos têm como foco a geração de valor ao negócio dos nossos clientes, o que, neste caso, é obtido por meio do incremento da eficiência nos embarques. Os portos do Arco Norte, acessados por meio da Ferrovia Norte-Sul, são o caminho natural para o escoamento da produção da região, por isso têm crescido cada vez mais em importância para a pauta de exportações brasileiras. A VLI é parceira deste desenvolvimento— informa gerente-geral de Terminais e Portos do Sistema Norte da companhia, Douglas Marques.
No TPSL, são realizadas as operações de descarga ferrovia de soja e milho, ferro gusa e manganês, como também é realizado o embarque de navios com esses mesmos produtos.
A nova estrutura reflete o compromisso da VLI em fortalecer a infraestrutura da região. Recentemente, a empresa adquiriu 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas para operar na Ferrovia Norte-Sul, em um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. Os vagões já estão operando no transporte da atual safra.
Além disso, no último ano, a companhia registrou recorde de movimentação de carga no Corredor Norte, com 14,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) no trecho, contra 14,1 bilhões em 2022, recorde anterior. No último ano, a companhia também registrou seu melhor resultado no Terminal Portuário São Luís, com 5,6 milhões de toneladas movimentadas, contra 5,4 milhões em 2022.
O que é o CCO? O CCO é uma sala equipada com câmeras de monitoramento que supervisiona todas as operações portuárias, incluindo a movimentação de pessoas e máquinas, além de coordenar frentes de operações e manutenção. Funcionando como um centro de comando centralizado, o CCO controla a inicialização de equipamentos, gerencia fluxos de comunicação com a ferrovia, opera e mantém o porto, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e as agências marítimas.
A sala do Centro de Controle Operacional foi reestruturada para realizar a melhor performance dos controladores. Nela, é feita a supervisão dos equipamentos, e dos sistemas de rádio comunicação e Tecnologia da Informática.
Agilidade na fila de navios — O gerente geral destaca que o CCO impacta positiva e diretamente na fila de espera de navios, no Terminal Portuário São Luís. —O Centro de Controle Operacional é a cabeça e o coração do porto. Ele nos dá uma fila de navios saudável, garantindo que a atracação e desatracação dos navios ocorram conforme o planejamento —conclui.
O Corredor Norte da VLI — A VLI opera na região por meio do Corredor Norte, que percorre os estados do Tocantins e do Maranhão pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela companhia, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem para chegar ao sistema portuário de São Luís. O corredor conta, ainda, com três terminais integradores, instalados em Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e em Porto Franco, no Maranhão.
VLI — A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.