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05/04/2024

Viação Pássaro Verde registra crescimento no número de passageiros

Com 70 anos de mercado, empresa está presente em 55 cidades mineiras, transportando cerca de 172 mil passageiros/mês.

Com sete décadas completas de mercado, a Viação Pássaro Verde vem registrando crescimento: entre julho de 2022/23, a empresa aumentou o número de viagens em 2,5% – atualmente são 150 saídas diárias, um total de 4500/mês com destino para 55 cidades mineiras e cinco nos estados do Distrito Federal e São Paulo. O volume de passageiros também cresceu, com alta de 2,61% no período analisado. Hoje são transportados cerca de 172 mil usuários a cada 30 dias.

Segundo o diretor da Aviação Pássaro Verde, Rogério Constantino, uma das maiores premissas da organização, ao longo de seus 70 anos, é o foco em segurança com excelência, tanto dos clientes quanto dos 400 funcionários diretos. —Temos histórico baixíssimo de acidentes. Nos 18 meses anteriores a dezembro de 2023, por exemplo, não registramos nenhuma intercorrência grave, tanto na circulação dos ônibus quanto na operação da empresa —destaca, acrescentando que um dos maiores desafios da operação, na atualidade, é a concorrência desleal com o transporte clandestino, comparativamente com menos obrigações, porém sem nenhuma garantia de proteção para a vida do cliente. “Na contramão dos riscos que os clandestinos oferecem, nossa confiabilidade reside, justamente, no controle total da qualidade dos nossos carros”, pontua.

Rogério explica que, ao chegarem em Belo Horizonte, os veículos vão para a administração da empresa, localizada em uma área de 25.000m², no bairro Canadá, região Nordeste da capital, com instalações completas para manutenção preventiva e corretiva, almoxarifado completo de peças de reposição e centro de processamento de dados. —No local, eles passam por uma vala de manutenção para conferência de todos os itens de segurança, como freios, barra de direção e amortecedor. Só após a certificação de que não há nenhuma irregularidade, é que eles ficam aptos a voltarem para a operação—. Todos os procedimentos nos 100 ônibus da empresa, entre executivos, convencionais e leitos, duram, no mínimo, 40 minutos e envolvem vários profissionais. A sede administrativa conta ainda com lavanderia, oficinas de mecânica, trio de força, recapagem de pneus, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), departamento financeiro, setor de estatística, responsável por toda a emissão de bilhetes de passagem, lanternagem e pintura.

Ainda de acordo com o diretor, a saúde mental dos motoristas também é prioridade: a Viação Pássaro Verde não deixa nenhum deles iniciar a viagem se notar que estão com algum problema pessoal, físico ou emocional. —Temos em nosso quadro, dois psicólogos, fisioterapeuta, além de um espaço para os funcionários receberem sessões de massoterapia—.

Novidades e planos para 2024 — A empresa terminou 2023 com uma novidade: foi implementada a Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR), que reaproveita toda a água da área sanitária, o que inclui pias, chuveiro e outros meios, para a limpeza dos ônibus e instalações. “Durante o processo essa água, a princípio suja, vai para uma estação de tratamento, localizada em nossa sede, passa por caixas separadoras e, ao adquirir um grau considerável de pureza, recebe a adição de produtos químicos para equilibrar seu PH. Em seguida pode ser reutilizada, não para consumo, mas para uso em nossos serviços”. Graças ao método sustentável, o resultado tem sido uma economia de até 80% com os gastos de água decorrentes das operações. Além disso, a empresa já emprega a energia fotovoltaica.

Para este ano, a Viação Pássaro Verde pretende aderir ao pagamento/recebimento de valores via Pix. Testes já estão em andamento e a meta é que este seja um procedimento padrão em toda a empresa no ano que está por vir. “Também estamos desenvolvendo o pagamento de eventuais excessos de bagagens de forma eletrônica e a bordo dos nossos ônibus, evitando assim que os passageiros tenham que ir à rodoviária efetuar os procedimentos”, completa Holanda.

Viação Pássaro Verde — Fundada em fevereiro de 1953, em Abaeté, Centro-Oeste de Minas Gerais, com o nome de Irmãos Pereira Ltda, a Viação Pássaro Verde, desde seus primeiros passos, sempre almejou voos altos. Prova disso é que dois anos depois de chegar ao mercado, já adquiriu a linha Belo Horizonte – Ponte Nova, mudando sua sede para a Rua Rezende, 1.169, na capital mineira.

Em 1975, a empresa passou a assinar com a razão social que possui hoje: Viação Pássaro Verde LTDA. Desde 1977, a companhia expandiu seus negócios com a aquisição de novas linhas, construções e melhorias de garagem, estando hoje em franco desenvolvimento. Atualmente possui uma garagem central com projeto arrojado, principalmente em tecnologia, contando com, aproximadamente, 25.000 m² de área.

A organização possui ainda a concessão de 23 linhas em Minas Gerais, servindo a mais de 50 municípios, entre eles a capital Belo Horizonte, Ponte Nova, Ouro Preto, Viçosa e Diamantina. Por mês são mais de um milhão de quilômetros rodados, 150 viagens/dia, o que totaliza 4500/mês.

A empresa também conta com agências de atendimento e venda de passagens espalhadas pelo estado e parceiros para venda online, que oferecem mais comodidade e praticidade para os usuários.