viacao-passaro-verde2

05/04/2024

Viação Pássaro Verde ganha novos veículos com funcionalidades eletrônicas

Frota recém lançada tem sensores de impacto, faixa e rampa; dispositivos impedem desde a colisão do veículo a possíveis acidentes causados por sono ao volante.

Presente no mercado há 70 anos, a Viação Pássaro Verde começa 2024 com novidades tecnológicas em sua frota: a empresa acaba de ganhar seis novos ônibus executivos, quatro já em circulação e os outros dois entrarão em rota até o fim de março.

Diferentemente dos modelos convencionais da marca, os novos – na cores verde, cinza escuro e roxo — têm maior conforto entre as poltronas: todas com 70 centímetros de largura, 20 centímetros a mais que nos carros antigos. “Com isso o passageiro da frente consegue se acomodar muito melhor sem incomodar o de trás ao se reclinar — destaca o gerente de unidade da companhia, João Holanda, acrescentando que a carroceria dos ônibus é Mascarello e os chassis são da Mercedes Benz.

Ainda segundo o executivo, os novos ônibus também têm sensores de impacto, que impedem a colisão do veículo. Através de uma câmera que mede a distância entre o carro e o obstáculo à frente, instalada no acelerador, o dispositivo pode ser ativado a qualquer momento da viagem, principalmente em situações de risco de batida. —Quando ele [sensor] é acionado, os pés do motorista são retirados, imediatamente, do pedal —conta.

A nova frota também conta com sensores de faixa, ativados, por exemplo, nas situações em que o motorista cochila e sai da faixa. —Ao serem acionados eles fazem com que o ônibus retorne à sua faixa original —destaca João.

Outra novidade tecnológica dos carros recém-lançados da Pássaro Verde, é o sensor de rampa, que evita a decida do veículo quando este esteja, por exemplo, em uma ladeira. —Nessas situações se o motorista tirar o pé do freio e colocar no acelerador, o sensor vai barrar a decida — revela. Todas as medidas foram cuidadosamente pensadas para oferecer ainda mais segurança nas viagens. —Contamos, inclusive, com um sistema próprio de telemetria. Através dele é possível monitorar todas as atividades do motorista: o quanto ele acelera, o quanto freia, o horário no qual começou a se movimentar, bem como o término do percurso— completa. Os novos veículos possuem 44 lugares e atualmente fazem o percurso entre Belo Horizonte e Viçosa, na Zona da Mata.

Viação Pássaro Verde — Fundada em fevereiro de 1953, em Abaeté, Centro-Oeste de Minas Gerais, com o nome de Irmãos Pereira Ltda, a Viação Pássaro Verde, desde seus primeiros passos, sempre almejou voos altos. Prova disso é que dois anos depois de chegar ao mercado, já adquiriu a linha Belo Horizonte – Ponte Nova, mudando sua sede para a Rua Rezende, 1.169, na capital mineira.

Em 1975, a empresa passou a assinar com a razão social que possui hoje: Viação Pássaro Verde LTDA. Desde 1977, a companhia expandiu seus negócios com a aquisição de novas linhas, construções e melhorias de garagem, estando hoje em franco desenvolvimento. Atualmente possui uma garagem central com projeto arrojado, principalmente em tecnologia, contando com, aproximadamente, 4.500 m² de área construída em um terreno de 30.000 m².

A organização possui ainda a concessão de 23 linhas em Minas Gerais, servindo a mais de 50 municípios, entre eles a capital Belo Horizonte, Ponte Nova, Ouro Preto, Viçosa e Diamantina. Por mês são mais de um milhão de quilômetros rodados, 150 viagens/dia, o que totaliza 4500/mês.

A empresa também conta com agências de atendimento e venda de passagens espalhadas pelo estado e parceiros para venda online, que oferecem mais comodidade e praticidade para os usuários.