juliano-goncalves

27/03/2024

Megger Group desembarca no Brasil aportando R$ 1 milhão

Empresa britânica desembarca no Brasil com objetivo de contribuir com distribuição eficaz de energia elétrica. Em franca expansão, o mercado nacional de energia receberá investimentos de bilhões de reais nos próximos 20 anos e é com o objetivo de contribuir com este cenário que a Megger Group chega ao Brasil.

A Megger Group, uma das maiores empresas de fabricação de equipamentos para testes eletrônicos e instrumentos de medição para aplicações de energia elétrica, recentemente inaugurou uma operação no Brasil com o intuito de contribuir com as mudanças no país. O projeto faz parte de uma estratégia global de crescimento constante nos últimos dez anos, tanto em qualidade de produtos quanto em presença em mercados emergentes.

Juliano Gonçalves, Head da Divisão de Cabos da Megger no Brasil, explica que a empresa esteve observando o mercado brasileiro de energia elétrica antes de se instalar e que a chegada ao país vai de encontro ao momento atual e às necessidades reais das empresas. —Devido aos altos investimentos para fontes de energia eólica, solar, onshore e offshore, o mercado energético brasileiro está em crescimento exponencial. Então, o cenário é de uma demanda cada vez mais alta por soluções para a gestão eficaz da energia e é com esse intuito que iniciamos a operação. Por aqui, iremos atuar fornecendo equipamentos, softwares, treinamento e uma equipe técnica altamente capacitada para atender o mercado nacional— resume.

No último ano, a empresa inaugurou um escritório no país, investindo 500 mil euros, e planeja investir mais 1 milhão de euros em 2024 para abrir um laboratório, instalar equipamentos de ensaio e, possivelmente, construir uma fábrica em solo brasileiro.

Além disso, com o aumento do uso de fontes de energia descentralizadas, o setor energético brasileiro passa por uma transformação otimizada. No entanto, os efeitos climáticos extremos estão gerando danos às redes de distribuição de energia, tornando necessário o desenvolvimento de soluções mais resilientes e sustentáveis para garantir um fornecimento confiável de energia no futuro. —Para isso, a Megger traz ao Brasil uma extensa linha de equipamentos para monitoramento de rede, testes para localização de falhas, diagnóstico de possíveis problemas que estão alinhados com as necessidades das empresas brasileiras, que ultimamente têm buscado reduzir os riscos e minimizar danos ao consumidor — destaca Juliano.

Quando questionado sobre a colaboração da Divisão de Cabos, setor em que atua, com os objetivos da Megger no Brasil, Juliano ressalta a importância dessa área no setor de energia, dada sua abrangência de conhecimentos e técnicas específicas que vão desde a distribuição de energia até a segurança e eficácia dos serviços prestados aos consumidores. Ele ainda evidencia o seu papel na operação como incentivador da formação de uma comunidade de conhecimento, promovendo a colaboração mútua e a troca de informações visando otimizar os resultados de forma cada vez mais eficiente. “O Brasil é um dos principais players nas Américas em termos de área geográfica, PIB e população, a unidade de cabos do país tem o compromisso de difundir o conhecimento e a credibilidade da marca Megger no mercado local —completa.

Hoje, a empresa é reconhecida por atender com rigor as normas internacionais e aos requisitos mais extremos de segurança, confiabilidade e durabilidade, seja para uma mineradora e seus processos pesados, seja para ambientes explosivos de refinarias, desertos ou temperaturas congelantes do inverno europeu. —Com isso, queremos incorporar ao mercado brasileiro as centenas de países que compram nossos equipamentos, fabricados na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Israel —adianta o Head.

Apesar de ainda ser modesta, a operação da Megger no Brasil já gerou um faturamento anual de cerca de 2 milhões de euros, uma fração dos 250 milhões de euros registrados globalmente pela empresa.

Uma das principais iniciativas em destaque nessa primeira fase da operação no Brasil é a introdução de um sistema de monitoramento de cabos de rede aérea, desenvolvido em Israel, que pode prevenir acidentes e identificar falhas com maior eficácia. Além disso, a chegada de equipamentos de alta precisão para localização de falhas em cabos blindados e de baixa tensão reforça o compromisso da Megger em oferecer soluções que façam a diferença na vida do consumidor.

— Com base nas deficiências energéticas do Brasil, este ano traremos da Alemanha equipamentos de alta precisão para localizar falhas em cabos blindados e de baixa tensão, contribuindo para restabelecer a energia o mais rapidamente possível depois de quedas e apagões. É assim que buscamos impactar positivamente a vida das pessoas —finaliza Juliano.